O atual governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), e o ex-deputado federal Carlos Manato (PL) voltam a se enfrentar nas urnas no dia 30 de outubro deste ano. Com 100% dos votos apurados, Casagrande (976.652) teve 46,94% dos votos válidos e vai disputar segundo turno com Manato, que teve 38,48% (800.598) dos votos válidos. Os demais candidatos ficaram assim: Guerino Zanon (PSD), 146.177 votos (7,03%); Audifax Barcelos (Rede), 135.512 (6,51%); Aridelmo Teixeira (Novo), 15.786 (0,76%); Capitão Vinícius Sousa (PSTU), 4.505 (0,22%); e Cláudio Paiva (PRTB), 1.418 (0,07%).
Tão logo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) proclamou os dois candidatos para o segundo turno das eleições, Casagrande e Manato concederam entrevista coletiva, em seus comitês eleitorais, onde foram recebidos com festa por suas militâncias. Casagrande era favorito para vencer no primeiro turno, conforme pesquisas de intenções de votos divulgados pela Rede Gazeta, Rede Vitória e Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES). O governador, entretanto, sempre manteve os pés no chão, afirmando que candidatos têm que estar preparados para todos os cenários em uma votação:
“As pesquisas, de certa forma, erraram no Brasil todo, em todos os estados, inclusive aqui no Espírito Santo. As pesquisas apontavam em uma direção, mas nós sempre nos preparamos para disputar as eleições em dois turnos. Hora nenhuma houve qualquer palavra de arrogância, sempre mantivemos o pé no chão. Sabemos que os votos migram de um candidato para outro nesse processo. Agora, o próximo passo é reorganizar a campanha”, disse Casagrande.
Carlos Manato também atendeu a imprensa. Ele afirmou que sempre teve esperança de que iria para o segundo turno: “Sempre estive otimista. Agora, vamos para uma nova eleição. Vamos com todo mundo que disputou. Sempre disse que ia ter segundo. Agora vou trabalhar”, disse Manato.
Esta é a terceira vez que José Renato Casagrande, 61 anos, concorre ao Governo do Estado. O engenheiro florestal e bacharel em Direito foi governador capixaba em 2010, mas não se reelegeu em 2014. Em 2018, foi eleito novamente para o cargo e agora concorre pela coligação Juntos por um Espírito Santo mais Forte (MDB/PP/Pros/PSB/Pode/Federação Brasil da Esperança/Federação PSDB-Cidadania/PDT). Seu vice é o ex-senador Ricardo Ferraço (PSDB).
O empresário Carlos Humberto Mannato, 65 anos, nasceu em Alegre (ES). Foi deputado federal por quatro mandatos consecutivos, desde 2003. Em 2022, concorre ao pleito pela coligação Espírito Santo de Todos os Capixabas (PTB/PL). Seu vice na chapa é Bruno Lourenço (PTB).