Pastores e fiéis da Igreja Universal estão sendo convocados a comparecer à Catedral da Fé, localizada na Reta da Penha, em Vitória, a partir das 22 horas desta sexta-feira (30/09) para uma ‘vigília’ de fé e em prol das candidaturas de Guerino Zanon (PSB) e de Devanir Ferreira (Republicanos), respectivamente, ao Governo do Estado e a deputado federal.
Na verdade, conforme relatou um dos pastores ouvidos pelo Blog do Elimar Côrtes, trata-se de uma espécie de “intimação” feita pela direção da igreja no Espírito Santo aos líderes religiosos e aos fiéis, também considerados lideranças políticas nos bairros e em outras cidades capixabas, como forma de demonstrar o apoio da Universal a Devanir, que é membro da igreja, e a Guerino Zanon.
De acordo com informações obtidas pelo Blog do Elimar Côrtes junto à Catedral da Fé, em ligação telefônica para o número 3010-3385 na manhã desta sexta-feira, a vigília vai começar às 22 horas e se estenderá até a meia-noite. Lembrando que as eleições serão no domingo (02/10). De acordo com outras fontes, o candidato Devanir, que é pastor da Universal, também estaria telefonando para fiéis os convidando para a vigília. Na mensagem o candidato diz, dentre outras frases, o seguinte: “Irmão, eu preciso de suja presença”.
Segundo a Legislação Eleitoral em vigor, igrejas, templos, terreiros e demais espaços religiosos são classificados como “bens de uso comum”. Entram nessa lista locais em que a população em geral tem acesso, como cinemas, lojas, estádios e mercados – além dos espaços para propagação da fé.
É proibido veicular propaganda de qualquer natureza, seja exposição de placas, faixas, cavaletes, pinturas ou pichações – a propaganda positiva. O mesmo vale para ataques a outros candidatos – a chamada campanha negativa. Fazer algum tipo de propaganda pode gerar multa de R$ 2 mil a R$ 8 mil.
Em agosto deste ano, Guerino Zanon se aproximou do Republicanos e até participou de mais atos políticos em Cariacica, juntamente com Devanir Ferreira, que é o secretário-geral do partido no Espírito Santo. Recentemente, Guerino e Devanir participaram de um culto feito pelo bispo da Universal Bruno Gouveia. Na eleição de 2018, a Universal apoiou a candidatura do então deputado estadual Amaro Neto à Câmara Federal. Ele foi o mais votado, com 181.813 votos. Desta vez, a igreja comandada nacionalmente pelo empresário Edir Macedo, que se autointitula bispo, passou a apoiar com mais ênfase o pastor e vereador por Vila Velha Devanir Ferreira.
Inicialmente, o Republicanos, partido de Devanir e Amaro, contava com o ex-prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli como nome forte à Câmara Federal. No entanto, articulações feitas por Devanir retiraram Meneguelli do páreo e ele passou a disputar vaga para a Assembleia Legislativa.
Conforme a imprensa mostrou, no dia 19 de setembro deste ano, Devanir Ferreira e a Igreja Universal encontraram uma saída nada convencional para burlar a Justiça Eleitoral. De acordo com as informações que constam na Notícia de Fato, Devanir e o também candidato a deputado estadual Benedito Alves da Costa, o Bispo Alves, iriam aproveitar um culto religioso na Catedral da Fé, localizada na Reta da Penha, para pedir votos, o que é proibido por lei. No entanto, quando tomaram conhecimento da Notícia de Fato, Devanir e a Universal transferiram o evento para a sede da Apae, localizada no bairro Morada de Santa Fé, na Região de Campo Grande, em Cariacica.