Mais duas pesquisas de intenções de votos divulgadas na quarta-feira (28/09) garantem que o governador Renato Casagrande (PSB) vai ser reeleito no primeiro turno, no pleito marcado para domingo (02/10). Os dados constam nas pesquisas do Instituto Ipopes contratada pela Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES) e do Real Time Big Data, encomendada pela Rede Vitória em parceria com a Record TV.
De acordo com a pesquisa da Real Time Big Data, Casagrande tem 46% das intenções de voto do eleitorado capixaba, dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. No cenário em que são analisados os votos válidos, quando não considerados os votos brancos e nulos – algo que é considerado pela Legislação Eleitoral –, Renato Casagrande lidera a disputa com 53% dos eleitores declarando votar nele.
Segundo o Folha Vitória, o cenário que mostra Casagrande à frente dos demais concorrentes tem como base a pesquisa estimulada – quando são apresentados os nomes dos candidatos para que o eleitor responda em quem votará no dia da eleição. Bem atrás, aparece o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), com 26% das intenções de voto, 20 pontos percentuais a menos que o atual governador. O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede/Psol) conta com o voto de 7% das pessoas entrevistadas. O ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon tem 6%, representando empate técnico com Audifax, dentro da margem de erro.
Outro empate acontece nas últimas posições da tabela, com os candidatos Aridelmo Teixeira (Novo) e Capitão Vinícius Sousa (PSTU) registrando, respectivamente, apenas 1% das intenções de voto no levantamento. O candidato Cláudio Paiva (PRTB) não pontuou na pesquisa. De acordo como Folha Vitória, a pesquisa da Real Time mostrou que 6% dos eleitores disseram que votarão em branco ou anularão seu voto. Já outros 7% não quiseram ou souberam responder à entrevista.
Casagrande também lidera na pesquisa espontânea, quando os entrevistados citam, espontaneamente, em quem irão votar. Nela, o atual governador foi citado por 31% dos eleitores. Manato foi citado por 17%, enquanto Audifax e Guerino aparecem empatados no levantamento, com 4% das intenções de voto, considerando a margem de erro. Aridelmo, por sua vez, foi lembrado por 1% dos entrevistados. Já 2% citaram outros nomes; 10% disseram que votariam em branco ou que anulariam seu voto, enquanto 31% não souberam ou não quiseram responder ao levantamento.
O instituto Real Time Big Data ouviu 1.000 eleitores na segunda (26/09) e terça-feira (27/09) em diversos municípios do Espírito Santo. O levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento realizado pela Real Time Big Data está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-06614/2022.
Pool de veículos aponta também liderança absoluta de Casagrande
Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES) divulgou também sua última pesquisa, feita pelo Instituto Ipopes. Informa que Renato Casagrande pontuou 40,48% na pesquisa estimulada, em pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob o protocolo ES-07659/2022.
Em segundo lugar aparece o candidato Carlos Manato, que obteve 16,67% das intenções de votos na pesquisa ADI/Ipopes. Já o candidato Guerino pontuou 12,06%. Em quarto, aparece Audifax Barcelos, que marcou 7,30%. Os demais candidatos ao Governo do Estado pontuaram abaixo de 1%. São eles: Aridelmo Teixeira, do Novo, que obteve 0,87% das intenções de votos, Vinícius Sousa, do PSTU, com 0,48%, e Claudio Paiva, do PRTB, com 0,40%.
Os indecisos somam 14,21% das intenções de votos. Já brancos e nulos marcaram 7,54%. Foram entrevistados 1.260 eleitores entre os dias 21 e 26 deste mês. De acordo com o pool de veículos de imprensa que contratou a pesquisa, com os números apresentados pelo levantamento da ADI/Ipopes, o governador Renato Casagrande possui chance real de ser eleito no primeiro turno. Considerando os votos válidos, quando são excluídas as opções brancos, nulos e indecisos, Casagrande obteve 51,71% das intenções de votos na pesquisa.
Conforme a margem de erro do levantamento, que é estimada em 2,76 pontos percentuais para mais ou para menos, Casagrande poderia ter entre 48,95% e 54,47% das intenções de votos no limite da margem de erro. Para vencer a eleição no primeiro turno, o candidato precisa conseguir no mínimo 50% mais um voto.
A pesquisa eleitoral foi contratada pela Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES), junto ao Instituto Ipopes, com custo de R$ 25.000,00. O estatístico responsável é Márcio Bartolomeu Azevedo da Costa (Conre 9327). Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) com o número de identificação ES-07659/2022, a pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 26 de setembro. Foram 1.260 entrevistas distribuídas por cidades de norte a sul do Espírito Santo.
A metodologia de pesquisa levou em consideração amostras de proporcionalidades habitacionais e ponderações quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de 2,76% para mais ou para menos.
Participam do pool de divulgação desta pesquisa na data de hoje os seguintes jornais: A Notícia do Caparaó (Iúna), Tribuna do Cricaré (São Mateus), A Notícia (Nova Venécia), Hoje Notícias (São Gabriel da Palha), Correio do Estado (Linhares) e Tempo Novo (Serra).