Sem resultados
Ver todos os resultados
quarta-feira, 21 maio, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Politica

Mais duas pesquisas garantem vitória de Renato Casagrande no primeiro turno

No levantamento realizado pela Real Time Big Data, encomendada pela Rede Vitória em parceria com a Record TV, o atual governador capixaba aparece com 53% dos votos válidos. Na pesquisa contratada pela Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES) e feita pelo Instituto Ipopes, Casagrande obteve 51,71% dos votos válidos. Considerando a margem de erro, este índice pode chegar a 54,47%. As duas pesquisas apontam que Renato Casagrande será reeleito no domingo.

29 de setembro de 2022
dentro Politica
Mais duas pesquisas garantem vitória de Renato Casagrande no primeiro turno
510
COMPARTILHAMENTOS
1.5k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

Mais duas pesquisas de intenções de votos divulgadas na quarta-feira (28/09) garantem que o governador Renato Casagrande (PSB) vai ser reeleito no primeiro turno, no pleito marcado para domingo (02/10). Os dados constam nas pesquisas do Instituto Ipopes contratada pela Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES) e do Real Time Big Data, encomendada pela Rede Vitória em parceria com a Record TV.

De acordo com a pesquisa da Real Time Big Data, Casagrande tem 46% das intenções de voto do eleitorado capixaba, dentro da margem de erro, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos. No cenário em que são analisados os votos válidos, quando não considerados os votos brancos e nulos – algo que é considerado pela Legislação Eleitoral –, Renato Casagrande lidera a disputa com 53% dos eleitores declarando votar nele.

Segundo o Folha Vitória, o cenário que mostra Casagrande à frente dos demais concorrentes tem como base a pesquisa estimulada – quando são apresentados os nomes dos candidatos para que o eleitor responda em quem votará no dia da eleição. Bem atrás, aparece o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), com 26% das intenções de voto, 20 pontos percentuais a menos que o atual governador. O ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos (Rede/Psol) conta com o voto de 7% das pessoas entrevistadas. O ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon tem 6%, representando empate técnico com Audifax, dentro da margem de erro.

Outro empate acontece nas últimas posições da tabela, com os candidatos Aridelmo Teixeira (Novo) e Capitão Vinícius Sousa (PSTU) registrando, respectivamente, apenas 1% das intenções de voto no levantamento. O candidato Cláudio Paiva (PRTB) não pontuou na pesquisa. De acordo como Folha Vitória, a pesquisa da Real Time mostrou que 6% dos eleitores disseram que votarão em branco ou anularão seu voto. Já outros 7% não quiseram ou souberam responder à entrevista.

Casagrande também lidera na pesquisa espontânea, quando os entrevistados citam, espontaneamente, em quem irão votar. Nela, o atual governador foi citado por 31% dos eleitores. Manato foi citado por 17%, enquanto Audifax e Guerino aparecem empatados no levantamento, com 4% das intenções de voto, considerando a margem de erro. Aridelmo, por sua vez,  foi lembrado por 1% dos entrevistados. Já 2% citaram outros nomes; 10% disseram que votariam em branco ou que anulariam seu voto, enquanto 31%  não souberam ou não quiseram responder ao levantamento.

O instituto Real Time Big Data ouviu 1.000 eleitores na segunda (26/09) e terça-feira (27/09) em diversos municípios do Espírito Santo. O levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiabilidade é de 95%. O levantamento realizado pela Real Time Big Data está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-06614/2022.

Pool de veículos aponta também liderança absoluta de Casagrande

Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES) divulgou também sua última pesquisa, feita pelo Instituto Ipopes. Informa que Renato Casagrande pontuou 40,48% na pesquisa estimulada, em pesquisa registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob o protocolo ES-07659/2022.

Em segundo lugar aparece o candidato Carlos Manato, que obteve 16,67% das intenções de votos na pesquisa ADI/Ipopes. Já o candidato Guerino pontuou 12,06%. Em quarto, aparece Audifax Barcelos, que marcou 7,30%. Os demais candidatos ao Governo do Estado pontuaram abaixo de 1%. São eles: Aridelmo Teixeira, do Novo, que obteve 0,87% das intenções de votos, Vinícius Sousa, do PSTU, com 0,48%, e Claudio Paiva, do PRTB, com 0,40%.

Os indecisos somam 14,21% das intenções de votos. Já brancos e nulos marcaram 7,54%. Foram entrevistados 1.260 eleitores entre os dias 21 e 26 deste mês. De acordo com o pool de veículos de imprensa que contratou a pesquisa, com os números apresentados pelo levantamento da ADI/Ipopes, o governador Renato Casagrande possui chance real de ser eleito no primeiro turno. Considerando os votos válidos, quando são excluídas as opções brancos, nulos e indecisos, Casagrande obteve 51,71% das intenções de votos na pesquisa.

Conforme a margem de erro do levantamento, que é estimada em 2,76 pontos percentuais para mais ou para menos, Casagrande poderia ter entre 48,95% e 54,47% das intenções de votos no limite da margem de erro. Para vencer a eleição no primeiro turno, o candidato precisa conseguir no mínimo 50% mais um voto.
A pesquisa eleitoral foi contratada pela Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES), junto ao Instituto Ipopes, com custo de R$ 25.000,00. O estatístico responsável é Márcio Bartolomeu Azevedo da Costa (Conre 9327). Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) com o número de identificação ES-07659/2022, a pesquisa foi realizada entre os dias 21 a 26 de setembro. Foram 1.260 entrevistas distribuídas por cidades de norte a sul do Espírito Santo.

A metodologia de pesquisa levou em consideração amostras de proporcionalidades habitacionais e ponderações quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro estimada é de 2,76% para mais ou para menos.

Participam do pool de divulgação desta pesquisa na data de hoje os seguintes jornais: A Notícia do Caparaó (Iúna), Tribuna do Cricaré (São Mateus), A Notícia (Nova Venécia), Hoje Notícias (São Gabriel da Palha), Correio do Estado (Linhares) e Tempo Novo (Serra).

 

Post Views: 300
Compartilhe204Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Camaras de Vereadores
  • Cart
  • Checkout
  • Congresso Nacional
  • Contato
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home Backup
  • My account
  • Página de exemplo
  • Poder Legislativo
  • Shop
  • sht
  • Sobre o Blog

Copyright © 2024 Augusto Assis