A Polícia Militar do Espírito Sato passa a contar com mais 226 novos soldados, que se formaram em solenidade realizada na noite de quinta-feira (22/09) na Arena Jacaraípe, na Serra. Eles são da segunda turma do concurso aberto em 2018 e que teve andamento em 2019, quando o governador Renato Casagrande (PSB) tomou posse e retomou com investimentos na segurança pública por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida. A primeira turma, com 250 soldados, já havia se formado em novembro do ano passado.
O comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, classificou a noite de quinta-feira como “maravilhosa” e importante para a segurança pública capixaba: “Uma noite de satisfação, pois recebemos na Polícia Militar mais 226 novos soldados para servir e proteger a sociedade capixaba. Com o grito de ‘guerra’, o efetivo vibrou a tão esperada promoção à soldado: ‘Lutar, vencer, servir e proteger com fibra e moral à briosa; pertencer sempre em frente, nada a temer, Soldado Combatente sociedade defender! Polícia Militar, Brasil!”, disse, emocionado, o comandante Caus.
Por limitação imposta pela Legislação Eleitoral, o governador Renato Casagrande, por ser candidato à reeleição, não pode participar desse tipo de cerimônia oficial. Ele foi representado pelo secretário de Estado da Segurança e Defesa Social, coronel RR Márcio Celante Weolffel, que também apresentou sua palavra de boas vindas aos novos e novas soldas da PMES.
A formatura dessa nova turma de soldados é apenas mais um exemplo das ações implementadas pelo Governo Casagrande na segurança pública, que é o de recompor os efetivos das forças policiais, além de promover outros investimentos nas infraestruturas e na tecnologia. Em relação aos investimentos no setor de recursos humanos, ainda há um grupo de 80 alunos no Curso de Formação de Oficiais, na Academia da Polícia Militar. Recentemente, o governador autorizou a entrada de mais 80 aprovados no último curso para o CFO, que devem iniciar após a formatura dessa primeira turma, cujo curso tem duração de três anos.
Também por decisão de Renato Casagrande, encontra-se em andamento um outro concurso para a contratação de 1.111 soldados. Os inscritos já realizaram a prova objetiva. A previsão do Comando-Geral da PM é que os aprovados em todas as etapas do certame iniciem o Curso de Formação em 2023.
O Corpo de Bombeiro também está com um segundo concurso em andamento para a contratação de 120 soldados. Ao todo já foram contratados 182 soldados-bombeiros na atual gestão do governador Renato Casagrande. E a corporação realiza atualmente o Curso de Formação para Oficiais-Bombeiros.
A Polícia Civil, que já abriu concurso para Delegados, nomeou, ao longo desses três anos, 547 novos policiais para diversos cargos, como escrivães, investigadores, agentes de Polícia, peritos criminais, médicos-legistas, auxiliares de perícia, dentre outros.