Faltando 10 dias para as eleições, marcadas para o dia 2 de outubro, o governador Renato Casagrande (PSB) tem consolidada a sua reeleição para mais um mandato de quatro anos. É o que mostra pesquisa realizada pelo Ipec (ex-Ibope) e divulgada na noite desta quinta-feira (22/09) pela Rede Gazeta. Segundo o levantamento, se as eleições fossem hoje, Casagrande teria 62% dos votos válidos, quando são excluídos brancos, nulos e indecisos.
Na pesquisa estimulada, o atual governador lidera a disputa isoladamente com 53% das intenções de voto. Em seguida vem Carlos Manato (PL), com 18% das intenções de votos. Manato, no entanto, tem pouco espaço para crescer, pois ele lidera a rejeição com 26%. “Com muita gratidão e alegria recebo a notícia de que nossa candidatura continua sendo a preferida pelos capixabas”, agradeceu Casagrande.
De acordo com a Rede Gazeta, a pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 19 e 21 de setembro em 29 cidades capixabas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-08282/2022.
Veja o resultado da pesquisa estimulada (quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados):
Renato Casagrande – 53%
Manato – 18%
Audifax Barcelos – 7%
Guerino Zanon – 7%
Capitão Vinícius Sousa – 1%
Aridelmo – 0%
Cláudio Paiva – 0%
Branco/Nulo – 7%
Não sabem/não responderam – 8%
Pesquisa espontânea (quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados)
Casagrande – 37%
Manato – 12%
Guerino Zanon – 5%
Audifax – 4%
Aridelmo – 0%
Capitão Vinícius Souza – 0%
Cláudio Paiva – 0%
Outros – 1%
Branco ou nulo – 6%
Não sabem ou preferem não opinar – 35%
Governador agradece apoio do povo
Nas redes sociais, o governador Renato Casagrande comentou os números da pesquisa Ipec/Rede Gazeta e, mais uma vez, agradeceu o apoio recebido da população capixaba, afirmando que as campanha está no caminho certo:
“Com muita gratidão e alegria recebo a notícia de que nossa candidatura continua sendo a preferida pelos capixabas, com 53% das intenções de voto. Um resultado importante, que mostra que a nossa mensagem está chegando às pessoas, e também que elas reconhecem nossa dedicação e trabalho nos últimos anos”.
Casagrande ressaltou ainda que o mais importante é poder continuar mantendo diálogo com a sociedade, numa campanha serena e pacífica: “Nossa campanha está linda e assim continuaremos, com diálogo e serenidade, conversando com as pessoas e pedindo seu voto de confiança para os próximos 4 anos. Faltam 10 dias, vamos juntos, rumo ao dia 2!”
Antes do resultado da pesquisa, Renato Casagrande comentou sobre o carinho que recebeu da população de Cachoeiro de Itapemirim, na visita que ele e seu candidato a vice-governador, Ricardo Ferraço (PSDB), fizeram à cidade na quarta-feira (21/09). Ao lado do prefeito cachoeirense, Victor Coelho (PSB), Casagrande falou dos investimentos que seu Governo realiza em todo o Espírito Santo:
“Durante esses quatro anos realizamos investimentos recordes em todas as cidades do Estado e, principalmente aqui no Sul, tivemos uma atuação forte, pois a região não tem o apoio da Sudene como o Norte, e por isso depende do poder público. Somente em Cachoeiro, investimos mais de R$ 500 milhões. Estamos realizando sonhos antigos dos moradores, como a macrodrenagem da Linha Vermelha, e vamos continuar tendo uma atuação forte para que o Sul continue crescendo”, disse Casagrande, que, na última terça-feira (20/09) ganhou o apoio do setor da produção cultural a sua campanha pela reeleição, num evento que reuniu mais de 300 pessoas e diferentes apresentações culturais: “É muito importante reconhecer o trabalho da nossa equipe à frente da cultura capixaba. Nosso governo enxerga a cultura como uma vacina. Na pandemia nós buscamos vacinar os capixabas contra a COVID, mas também tivemos o compromisso de manter a cultura viva”, discursou Casagrande.
No evento, representantes de diferentes áreas da cultura declararam o voto na continuidade das políticas públicas de Casagrande para a cultura e apresentaram novos desafios do setor para os próximos quatro anos.
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