Com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Governo do Estado entrega agora o 14º Centro de Referência das Juventudes (CRJ), a segunda unidade em Vila Velha – o primeio se encontra na Grande Terra Vermelha. O CRJ São Torquato foi inaugurado na tarde de quarta-feira (21/09), no Dia Estadual do Combate ao Extermínio da Juventude Negra. A inauguração contou com a presença de lideranças comunitárias, representantes dos jovens da região e até de carnavalescos da Escola de Samba Independentes de São Torquato, uma das mais tradicionais do Estado.
No início desta gestão, o governador Renato Casagrande (PSN) assumiu o compromisso de entregar pelo menos 14 CRJs em 14 municípios capixabas. Para a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, a implantação dos CRJs é mais uma demonstração da decisão política do governador em levar a presença do Estado a todos os seguimentos da população do Espírito Santo, visando, sobretudo, a inserção dos jovens de periferia nas atividades sociais, culturais e profissionais:
“O objetivo da Semana Estadual de Debate contra o Extermínio de Jovens é fortalecer as ações voltadas para os jovens, com mais políticas públicas, dando mais visibilidade aos temas. Há muitos desafios a superar. Mas vivemos o momento de maior investimento nas juventudes, com a entrega de 14 Centros de Referência das Juventudes em 10 cidades do Programa Estado Presente, do Plano Estadual de Políticas das Juventudes, do projeto JuventudES e do Fundo Estadual. Nessa inauguração do CRJ de São Torquato, contamos com a presença da comunidade e maravilhosa apresentação da Independentes de São Torquato. O CRJ tem a cara da juventude canela-verde, e vai ofertar gratuitamente cursos, oficinas de geração de renda, passeios, computador para trabalho e estudo, além de passeios e passagens intermunicipais. Com isso, vamos garantir direitos e dar mais oportunidades de vida para os jovens”, pontuou Nara Borgo.
O Centro de Referência das Juventudes é um presente para jovens negros de 15 a 24 anos, que, junto a ex-detentos ou ex-socioeducandos nesta faixa etária, são o público prioritário dos CRJs. O investimento é de R$ 2.120.000,00 neste espaço moderno e acolhedor de três pavimentos no coração de São Torquato, onde as juventudes vão poder fazer de graça cursos, oficinas, usar espaços para trabalhos coletivos, laboratórios, construir planos de trabalho e de vida, ter auxílio-transporte, fazer passeios extra-território, entre outros. Nele, há uma equipe multidisciplinar de ponta, composta por psicólogo, terapeuta ocupacional, educador e assistente social.
Os CRJs são a principal ação do Eixo de Proteção Social do Programa Estado Presente. São espaços de integração e potencialização da faixa populacional que mais sofre com os índices de violência. Agora, com a inauguração do CRJ São Torquato, os 14 CRJs podem atender a cerca de 65 mil jovens por ano. Esse é o maior o maior investimento público para as juventudes já realizado no Espírito Santo de, aproximadamente, R$ 30.000.000,00.
Eles integram uma política pública voltada para as juventudes da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH). A gestão do CRJ São Torquato será feita pela SEDH, em parceria com o Instituto Ellos de Inclusão Social, definido após ampla seleção pública.
CRJs
Com recursos do BID, o Governo do Estado inaugurou o primeiro CRJ do Estado em Terra Vermelha, Vila Velha, em setembro de 2021. Em dezembro do mesmo ano, inaugurou o CRJ Feu Rosa, na Serra. Em março deste ano, foi inaugurado o CRJ Cachoeiro de Itapemirim, em Rubem Braga. Já em abril, foi a vez dos CRJs Aracruz, no Centro do município, São Mateus, no bairro Ayrton Senna, e Guarapari, no bairro Kubischek.
Em junho, governo inaugurou os CRJs Linhares, Colatina, Novo Horizonte (Serra), Território do Bem e São Pedro (ambos em Vitória). Em julho, foi a vez do primeiro CRJ de Cariacica, em Castelo Branco. Já em agosto, o CRJ Flexal entrou em funcionamento. A inauguração do CRJ São Torquato encerra o ciclo de entregas desta gestão para a prevenção da violência e a garantia de mais oportunidades para as juventudes. Os CRJs em funcionamento já atenderam 17 mil jovens em todo o Estado.
Estado Presente
O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.