Pelo menos 74 dos 78 prefeitos do Espírito Santo reafirmaram, na manhã desta quarta-feira (14/09), apoio à reeleição do governador Renato Casagrande (PSB), em evento realizado no Clube Álvares Cabral, em Vitória. Dos 74 dos prefeitos, 73 se deslocaram até a Capital capixaba para participar do encontro, que contou com a presença de Casagrande, de seu candidato a vice, Ricardo Ferraço (PSDB), e da senadora e candidata à reeleição Rose de Freitas (MDB). Apenas o prefeito de Divino São Lourenço, Eleardo Brasil (PSB), não pode comparecer por motivo de falecimento na família.
Os prefeitos foram unânimes em declarar, no encontro, que é necessário que todos eles, seus aliados e a militância coloquem “o bloco nas ruas” para garantir a reeleição de Renato Casagrande ainda no primeiro turno, marcado para o dia 2 de outubro: “Nós teremos muita dificuldade se o candidato eleito a governador não for o Renato Casagrande”, resumiu a prefeita de São Domingos do Norte, Ana Izabel Malacarne de Oliveira (União Brasil).
O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), também falou da necessidade de seus colegas usarem argumentos francos e objetivos para rebater falsas narrativas que adversários vêm utilizando para atacar o Governo Casagrande:
“O Renato Casagrande vem realizando os maiores investimentos que Vila Velha já recebeu em toda a sua história, sobretudo, nos serviços de macrodrenagem. Ele repete os investimentos em todas as cidades capixabas. Portanto, temos narrativas e argumentos prontos para rebater qualquer ataque. Por isso, vamos colocar nosso bloco nas ruas para garantir a reeleição no primeiro turno”, disse Arnaldinho Borgo, que ainda fez um alerta aos demais prefeitos:
“Vai ser muito difícil para cada um de nós se relacionar com alguém que está do outro lado. O governador Casagrande é um gestor e político que aceita o diálogo, que dialoga com os demais gestores e com a sociedade. Temos que escolher entre retroagir e continuar crescendo com desenvolvimento econômico e social”.
Bastante enfático, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União Brasil), assegurou que está de “corpo e alma” na campanha pela reeleição de Casagrande: “Contratei uma grande equipe que já está nas ruas trabalhando na campanha do Renato Casagrande. Abri até um novo Comitê Eleitoral em Cariacica em prol da reeleição do nosso governador. Não vamos nos arriscar com essa polarização de direita e esquerda. Vamos ajudar quem leva obras para Cariacica e põe comida na mesa de nosso povo. É muito importante para Cariacica a reeleição de Renato Casagrande”.
Euclério Sampaio ainda destacou a humildade e o senso de justiça do governador dos capixabas: “O time de lá (adversários) não tem coração bom igual ao do Renato Casagrande, que é justo com todas as pessoas. A população nunca estará ao lado de quem fica atacando; estará sempre com quem trabalha. E Renato Casagrande é o melhor para o Espírito Santo”, concluiu Euclério Sampaio.
O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), destacou o caráter republicano do governador Renato Casagrande. Sem citar nome, lembrou que Casagrande, ao assumir o Governo do Estado em janeiro de 2019, deu ordens de serviços para obras na Serra, quando o prefeito era Audifax Barcelos, hoje candidato a governador pelo Rede.
“Quando entrei na Prefeitura, em janeiro de 2021, já encontrei obras sendo realizadas pelo Governo do Estado que foram iniciadas na gestão de meu antecessor. Obras levadas pelo governador Casagrande, numa demonstração de que ele nunca discriminou nenhum prefeito. Por isso, mesmo o município da Serra tendo um político da cidade candidato ao Governo, é Renato Casagrande quem conta com o apoio da maioria esmagadora de nossa população, conforme pesquisas”, ressaltou Vidigal.
O presidente da Associação dos Municípios do Estado e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Vitor Coelho (PSB), ressaltou que seus colegas são as maiores testemunhas do trabalho que o governador Renato Casagrande vem realizando: “Nesses três anos e oito meses de gestão, ele repassou recursos e fez obras em todos os 78 municípios capixabas. Precisamos dessa continuidade de políticas públicas no Estado, o que somente será possível com a reeleição de Casagrande”, pontuou Vitor Coelho.
Prefeitos ausentes
Dos 78 prefeitos do Espírito Santo, apenas quatro estão deixando de apoiar a reeleição do governador Renato Casagrande: Lorenzo Pazolini (Vitória); Linhares (Bruno Marianelli); Itaguaçu, Uesley Corteletti – estes três são do Republicanos, que não tem candidato ao governo –, e Castelo, Paulo Silva Nali (PTB).