O empresário, médico, ex-deputado federal e candidato ao Governo do Estado pelo PL, Carlos Manato, está causando indignação entre a classe médica do Espírito Santo. Em entrevista ao programa ‘REDETV!ES nas Eleições 2022’, levada ao ar na tarde do último sábado (10/09), Manato, ao prometer “resolver os problemas da saúde”, disse que “médicos gostam de dinheiro”. A frase foi dita quando ele descreveu para o apresentador do programa, jornalista Renato Paolielo, que conversou com médicos de hospitais particulares de Cachoeiro de Itapemirim e eles garantiram que, se o Estado pagar, vão fazer atendimento de alta complexidade:
“Fui a Cachoeiro conversar com médicos, pois o município, no meu governo, vai se tornar um dos polos regionais da saúde. Perguntei aos médicos: ‘Vocês fazem exames complementares de alta complexidade nos finais de semana e feriado?’ Eles disseram que sim e perguntaram se eu vou pagar. Respondi que sim. Eles completaram: ‘Você pagando, nós fazemos’. Médicos gostam de dinheiro. Eu também gosto de dinheiro. E médicos também gostam. Então, eles aceitaram”, disse Manato, que é sócio de um hospital particular na Serra, junto com sua esposa, a médica e deputada federal Soraya Manato (PTB).
O candidato apresentou ainda no programa propostas que já vêm sendo adotadas pelo atual secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, desde 2019: a descentralização da saúde no Estado. A Sesa, na gestão do governador Renato Casagrande (PSB), criou três Microrregiões. Dentro da casa microrregiões, foram criados os polos regionais, com hospitais de diversos municípios realizando procedimentos médicos de alta, média e baixa complexidades que antes eram feitos somente na Grande Vitória.
Carlos Manato repetiu ações que já foram colocadas em prática pelo atual Governo. Disse que vai construir um “novo Hospital Roberto Silvares, em São Mateus”. No entanto, a obra já vem sendo realizada pelo governador Renato Casagrande, que, no dia 14 de abril deste ano, anunciou que a Região Norte do Espírito Santo vai receber a obra mais importante já realizada na área da saúde pública: o Complexo de Saúde do Norte, que será construído no município de São Mateus. Com investimento de R$ 300 milhões, a unidade vai reunir diversos serviços de saúde, além de um hospital geral com 260 leitos, em substituição ao atual Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS).