Estão abertas até o dia 15 de setembro as inscrições para 26 mil vagas em cursos on-line do Qualificar ES. As inscrições devem ser realizadas no site www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br, no menu “Qualificar ES > Inscrições Qualificar ES”, ou diretamente no link https://inscricao.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/entrar. É necessário preencher corretamente o formulário de cadastro e, em seguida, realizar a inscrição on-line.
O programa, criado pelo governador Renato Casagrande (PSB), é ofertado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento (Sectides). As vagas integram a 4ª Oferta do Programa Qualificar ES On-line Geral, conforme o Edital Sectides Nº 021/2022.
Leia a íntegra do edital: https://inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/Media/Sectides/Editais/EDITAL_SECTIDES_N%C2%BA_021_2022_4%C2%AA_Oferta_Programa_Qualificar_ES_-_On-line_Geral%20(1).pdf.
Podem participar pessoas com idade mínima de 16 anos, completados até a data do lançamento do edital, com acesso à internet e noções básicas de informática e de navegação na internet. Para cursos da área de saúde, a idade mínima é de 18 anos.
São 13 opções de cursos com carga horária de 120 horas cada. São eles: Agente Epidemiológico, Assistente de Contabilidade, Assistente de Faturamento, Assistente de Recursos Humanos, Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Creche, Educação Especial e Inclusiva, Inglês Básico, Recepcionista, Redação para o Enem, Secretaria Escolar, Segurança do Trabalho e Word e Excel.
O candidato poderá realizar até duas inscrições por CPF e e-mail em dois cursos distintos. Havendo dúvidas ou identificando qualquer problema em relação ao cadastro ou à inscrição, o candidato deverá entrar em contato, imediatamente, pelo link https://inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/fale-conosco-qualificar-es.
A classificação é realizada de acordo com a ordem de inscrição, até o preenchimento total do número de vagas de cada curso. A relação dos candidatos classificados será divulgada no site www.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br (Menu > Qualificar ES > Resultados Qualificar ES), no dia 22 de setembro.
Confira a íntegra do Edital Sectides Nº 021/2022: https://inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/Media/Sectides/Editais/EDITAL_SECTIDES_N%C2%BA_021_2022_4%C2%AA_Oferta_Programa_Qualificar_ES_-_On-line_Geral%20(1).pdf
Inscreva-se: https://inscricao.inovacaoedesenvolvimento.es.gov.br/entrar
Qualificar ES realiza formatura de cursos presenciais na Região Metropolitana
Enquanto abre novas vagas em curso de graça, a Secretaria de inovação e Desenvolvimento (Sectides) realizou na segunda-feira (05/09) a formatura dos cursos presenciais do programa Qualificar ES realizados na Região Metropolitana da Grande Vitória. Ao todo, 3.184 formandos receberam seus certificados de qualificação profissional. Desses, 854 receberam ainda kits empreendedor.
Os cursos foram realizados de forma presencial nos municípios de Cariacica, Serra, Viana, Vila Velha e Vitória, entre os meses de junho e agosto e integram a 2ª oferta anual de cursos presenciais do Qualificar ES.
A aluna Rubia da Silveira Storckdo, formanda dos cursos de Maquiagem e Design de Sobrancelhas, falou em nome dos formandos e a professora Daiane Silva Patrício Guimarães, do eixo de Beleza, foi a paraninfa das turmas e discursou representando todos os professores e a equipe do programa Qualificar ES.
Além disso, os alunos concluintes dos cursos práticos dos eixos de Beleza, Gastronomia, Decoração de Festas e Costura receberam ainda kits com produtos relativos às suas áreas de formação, conforme previsão da Lei nº 11.308 de 17/06/2021. O objetivo é subsidiar a abertura de novos empreendimentos, o início das atividades desses alunos no mercado, além de fomentar o empreendedorismo.
Nesta 2ª oferta, 2.051 egressos dos cursos práticos foram beneficiados com os kits, sendo 854 nos polos de Cariacica, Serra, Vila Velha, Vitória e Viana, e outros 1.197 nos municípios do interior do Estado.
O programa Qualificar ES oferta cursos de qualificação profissional nas modalidades on-line, presencial e semipresencial, com foco no empreendedorismo, prevenção da criminalidade, promoção da autoestima, senso de pertencimento local, melhoria de condições de desenvolvimento dos moradores dos bairros atendidos e possibilidade para sua inserção ao mundo do trabalho. Em 2021, foram ofertadas mais de 160 vagas pelo programa. E, em 2022, serão 200 mil novos capixabas atendidos até o final do ano.