Um dia depois de tentar apresentar aos eleitores que ainda há chance de a eleição para governador do Espírito Santo ser decidida somente no segundo turno e de ter formado um pacto de acordo mútuo, os candidatos Carlos Manato (PL), Guerino Zanon (PSD) e Audifax Barcelo (Rede) ganharam uma bucha de água fria. O pacto, firmado na quinta-feira (01/09), visava que entre esses três candidatos, aquele que for para o quase improvável segundo turno, teria o apoio dos outros dois perdedores. No entanto, na noite de sexta-feira (02/09) a Rede Gazeta divulgou a primeira pesquisa encomendada ao Ipec, após o início da campanha eleitoral no rádio e TV. O resultado é a consolidação do crescimento da candidatura à reeleição do governador Renato Casagrande (PSB), que é favorito a vencer no primeiro turno.
No dia 17 de agosto, a Rede Gazeta/Ipec mostrava Casagrande com 52% das intenções de votos, resultado que garante vitória no primeiro turno. Na pesquisa estimulada (quando os pesquisadores indicam os nomes dos candidatos ao governo) divulgada na sexta-feira, o atual governador já passa para 56% das intenções de voto. A pesquisa foi a primeira após o início do horário eleitoral gratuito, que começou no dia 26 de agosto.
Os demais candidatos seguem bem atrás: Manato (19%), Audifax (5%), Guerino Zanon (5%), Capitão Vinícius Sousa (3%), Aridelmo Teixeira (1%), Cláudio Paiva (1%), Branco/Nulo (5%), Não sabem/não responderam (6%). Casagrande tem mais do que o dobro do que os três primeiros concorrentes: Manato, Audifax e Guerino, juntos, somam 29 pontos.
Outro dado importante da pesquisa Rede Gazeta/Ipec que consolida o crescimento do governador Renato Casagrande, indicando também vitória no primeiro turno, está na pesquisa espontânea, quando os pesquisadores não revelam os nomes dos postulantes ao cargo de Chefe do Executivo Estadual aos entrevistados. Neste item, Casagrande, que tinha 23% na pesquisa divulgada no dia 18 deste mês pela mesma Rede Gazeta, saltou agora para 32%. Depois surgem Manato (10%), Audifax (3%), Guerino (3%). Já Capitão Souza, Aridelmo e Cláudio Paiva não foram citados pelos eleitores. Outros nomes aparecem com 1%; Branco ou nulo (6%), Não sabem ou preferem não opinar (46%).
Segundo a Rede Gazeta, a pesquisa ouviu 800 pessoas entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro em 26 cidades capixabas. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-04768/2022.
‘Obrigado pela confiança, capixabas!’, agradece governador
O governador Renato Casagrande comentou sobre o resultado da pesquisa Rede Gazeta/Ipec. Agradeceu o apoio dos eleitores e garantiu, mais uma vez, que segue animado para continuar transformando o Espírito Santo num Estado de paz e de crescimento econômico e desenvolvimento social:
“Quanta alegria e gratidão por saber que a nossa candidatura é a preferida pela maioria dos capixabas. Isso é reflexo de todo nosso trabalho feito até aqui. Alcançar 56% das intenções de voto nos anima e nos dá força para seguir nesse caminho da transformação do Espírito Santo.”
“Sabemos que ainda temos muito chão pela frente e de que o melhor ainda está por vir. Seguimos determinados, trabalhando, andando pelo Estado e pedindo aos capixabas mais esse voto de confiança para os próximos 4 anos.”
“Seguiremos em frente com novas ideias para enfrentar os novos desafios! O melhor de tudo é que vamos juntos!”