Ao fazer, na manhã desta quarta-feira (31/08), um balanço dos primeiros 15 dias de campanha eleitoral, o governador Renato Casagrande (PSB), candidato à reeleição no pleito de 2 de outubro, defendeu a redução da maioridade penal para adolescentes que cometem crimes hediondos, como assassinatos, latrocínio (roubo seguido de morte), estupros, dentre outros. Casagrande também afirmou que as festas do 7 de Setembro, no Espírito Santo, serão tranquilas e seguras. Sobre a campanha, salientou que está conseguindo movimentar a militância que sempre o ajudou a conquistar vitórias.
Um dos argumentos do governador capixaba para defender a redução da maioridade penal para 16 anos – hoje é de 18 anos no País – e uma punição mais rigorosa para menores que cometem crimes violentos é o fato de que os adolescentes estão praticando delitos graves cada vez mais cedo:
“Muitos crimes violentos são cometido por jovens de 16 anos. E nós temos que também trabalhar muito na recuperação, na reinserção desses jovens, mas existem alguns crimes que exigem uma punição maior que não seja uma internação de apenas três anos no máximo. É preciso atualizar a legislação brasileira para punir os autores de crimes violentos”, frisou Renato Casagrande.
O governador comentou também sobre a campanha de sua coligação, iniciada no dia 176 deste mês, conforme calendário da Justiça Eleitoral. “Nossa campanha está caminhando muito bem. Naturalmente eu estou tendo que fazer a divisão de meu tempo como governador com a agenda do candidato. Estamos começando a colocar a campanha na rua. O programa de televisão causou um bom impacto na sociedade, pois a mensagem que a gente passa é de muitas realizações que o Governo fez e está fazendo. Isso nos dá muita credibilidade para poder dizer as pessoas que vamos fazer ainda muito mais nos próximos quatro anos”, disse Casagrande.
Depois de dois anos sem poder realizar o desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência, o Governo do Estado já concluiu os detalhes para a cerimônia que vai acontecer a partir das 8 horas da próxima quarta-feira (07/09), na Beira-Mar, no Centro de Vitória. O desfile deixou de acontecer em virtude da pandemia da Covid-19, que exigiu dos governantes adoção de medidas restritivas para conter o avanço da doença. No âmbito nacional, o presidente Jair Bolsonaro (PL), assim como fez nos anos anteriores – mesmo com a pandemia –, está convocando atos políticos em favor de sua candidatura à reeleição e como forma de criticar ministros do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral. O governador Renato Casagrande acredita, entretanto, que o 7 de Setembro será tranquilo no Espírito Santo, sem manifestações violentas:
“Com toda certeza teremos um Dia da Independência tranquilo. Não há qualquer razão para não termos um 7 de Setembro tranquilo. Pelo menos é esse a nossa expectativa, esse é o nosso trabalho para que de fato tenhamos um momento de muita homenagem à independência de nosso País. É isso que nós queremos, vamos fazer uma grande comemoração no dia 7 de Setembro aqui em Vitória, um desfile das nossas forças policiais, junto com o Exército e Marinha e os estudantes. Vai ser uma festa muito bonita para todos os capixabas”, pontuou o governador.
Na segurança pública, o governador aponta os investimentos feitos na área da tecnologia. Frisou que o Governo está realizando uma migração analógica para uma segurança pública digital.
“O Cerco Integrado e Inteligente já está funcionando praticamente completo na Região Metropolitana da Grande Vitória. Tem também o Centro de Inteligência de Análise Telemática da Polícia Civil, além dos investimentos feitos no novo sistema de Identificação Civil e Criminal e a compra do microcomparador balístico. Estamos promovendo um nível de investimento e tecnologia forte que vai permitir que possamos elucidar mais delitos e possamos controlar melhor a movimentação de grupos criminosos que agem no Estado. Estamos obtendo resultados positivos que indicam redução de homicídios. Esses oito primeiros meses do ano já mostram redução de quase 12% do número de assassinatos em relação ao mesmo período do ano passado. Trata-se, portanto, de um trabalho persistente dos nossos policiais que tá trazendo resultado e isso tudo, naturalmente, vai para o debate eleitoral”, pontuou Casagrande.