O Fórum de Entidades e Federações (FEF), órgão ligado à Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), promoveu na tarde de segunda-feira sabatina com os quatro candidatos ao governo do Estado com melhor desempenho nas últimas pesquisas eleitorais participaram. No evento, que aconteceu em um hotel na Ilha do Boi, em Vitória, Audifax Barcelos (Rede), Carlos Manato (PL), Guerino Zanon (PSD) e Renato Casagrande (PSB) responderam às perguntas de empresários e lideranças de diversos setores sobre infraestrutura, educação, ambiente de negócios, transformação digital e ESG.
No evento “Diálogo com o setor produtivo – Encontro com os candidatos ao governo do ES”, realizado no Hotel Senac, na Ilha do Boi, em Vitória, o governador Renato Casagrande, que lidera todas as pesquisas de intenções de votos que indicam que sua reeleição no primeiro turno, apresentou ideias para o desenvolvimento capixabas:
“Queremos dar saltos maiores na relação com as instituições do setor produtivo”, afirmou o candidato à reeleição Renato Casagrande. Durante 50 minutos, ele relembrou os desafios já superados pelo Estado durante a sua gestão e destacou sua preparação e planejamento para um Espírito Santo ainda mais justo, sustentável, inovador, desenvolvido regionalmente e competitivo.
“A gente fez tudo o que fizemos enquanto vivíamos uma pandemia. E com diálogo conseguimos enfrentar situações difíceis e tomar decisões difíceis com coragem e serenidade. Governamos em um tempo duro, mas tudo que a gente vivenciou nesse tempo fortaleceu nossas relações para a gente ir em direção de dias melhores”, disse o candidato.
Casagrande destacou sua experiência à frente do Espírito Santo e apresentou propostas nas temáticas de infraestrutura, educação, competitividade e ambiente de negócios, transformação digital e sustentabilidade.
Ex-prefeito da Serra, Audifax foi o primeiro sabatinado no evento. Ele falou sobre gestão e citou o município serrano como exemplo. O candidato, inclusive, se pautou em obras feitas na sua gestão: “Quando eu cito essas obras é para dizer, com muita humildade, que eu sei fazer”, disse o ex-prefeito aos presentes no evento.
O ex-deputado federal Carlos Manato foi o segundo entrevistado da tarde. Na pergunta sobre os investimentos que pretende fazer na área da Educação, caso seja eleito, Manato disse que apostará na implantação do modelo de escolas cívico-militares no Espírito Santo.
“Em todo lugar que tem escola cívico-militar, no entorno, acaba a bandidagem. A escola cívico-militar é uma escola mais disciplinada, em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dela é mais alto. Além disso, as escolas cívico-militares possuem contraturnos. Temos uma meta. Vamos abrir cem ou mil? Vamos abrir o máximo que pudermos”, afirmou Manato.
Ex-prefeito de Linhares, Guerino Zanon apresentou propostas para as pautas levantadas pelo Fórum de Entidades e Federações, deu ênfase ao tema da segurança pública. O candidato abordou a valorização das policias “As policias precisam parar de serem tratadas como agentes que matam, porque a polícia é igual médico, salva. Então, para isso, eles (os policiais) precisam ter uma boa cabeça; eles precisam ter um bom salário, têm que sair de casa com a certeza de que estão ali para defender a sociedade”, ressaltou Guerino.
Ele também afirmou que transformar o Ensino Médio em Ensino Profissionalizante é a principal meta para a Educação capixaba em seu governo. “Temos que sair imediatamente para a profissionalização. Nem todos terão a oportunidade de chegar ao Ensino Superior. Vamos fazer com que o jovem, já na conclusão do Ensino Médio, tenha acesso ao trabalho e aos bons empregos.”