Pelo menos 560 câmeras do Cerco Integrado e Inteligente, implantado pelo Governo do Estado, já estão funcionando. Até o final deste ano, serão 1.600 câmeras, ajudando as forças estaduais de segurança pública a combater as organizações criminosas que atuam nos crimes de sonegação fiscal, tráfico de drogas e armas, assaltos e roubos de cargas, dentre outros crimes. O anúncio foi feito nesta terça-feira (30/08) pelo governador Renato Casagrande (PSB), que, recentemente, visitou a Sala de Comando do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES), onde acompanhou como funciona o Cerco Inteligente em tempo real. Casagrande falou sobre a ferramenta ao comentar que, em sua gestão, a segurança pública está saindo do “ambiente analógico para o ambiente digital”.
De acordo com o governador, que é candidato à reeleição, as câmeras estão instaladas entre Fundão, município localizado ao Norte de Vitória, até Guarapari, no litoral Sul: “As câmeras Cerco Integrado e Inteligente estão funcionando, inicialmente, na Grande Vitória, focando o controle sobre carros roubados, furtados, placas clonadas. Enfim, trata-se de um aparato tecnológico para combater as organizações criminosas ligado a uma tecnologia artificial. Até o final deste ano, serão 1.600 câmeras funcionando em todo o Estado”, disse Casagrande.
Segundo o governador, o Detran iniciou o acompanhamento do tráfego de veículos na Sala de Comando e Operação do Cerco Inteligente, que funciona na sede administrativa do órgão, em Vitória. O monitoramento é feito por meio de câmeras instaladas em vias do Estado com o objetivo de coletar dados para identificar veículos com restrições e planejar ações voltadas para a segurança no trânsito.
No dia 22 de agosto deste ano, Renato Casagrande conheceu a sala, bem como as possibilidades de utilização do Cerco Inteligente dentro das demandas do órgão de trânsito. A Sala de Comando do Detran vai identificar automaticamente informações como indicativo de placa clonada, restrição de furto ou roubo, restrições judiciais e restrições administrativas, como autorização de transporte escolar e GNV vencidos, por exemplo. O sistema vai auxiliar no planejamento e organização das ações do órgão voltadas para a segurança pública com atuação em tempo real.
O Detran reforça, no entanto, que o monitoramento não tem relação com os radares de velocidade ou ações voltadas especificamente para a fiscalização de infrações de trânsito por meio de videomonitoramento. O sistema será importante para definição de estratégias e ações com a finalidade de realizar operações inteligentes em regiões específicas com base nos dados coletados.
As câmeras com recurso inteligente de leitura de placas e até mesmo de características dos veículos, como adesivo, cor, marca ou modelo, já estão instaladas em 83 pontos que estão em funcionamento na Região Metropolitana da Grande Vitória e nos municípios de São Domingos do Norte, Santa Teresa e Aracruz. O Cerco Inteligente tem a previsão de instalação em 290 pontos com mais de 1.100 câmeras e mais de 1.600 faixas de vias de trânsito monitoradas em todo o Espírito Santo até o fim do ano, que vão possibilitar a integração entre as forças envolvidas, visando à utilização eficaz da ferramenta.
Integração
Lançado em janeiro deste ano, o Cerco Inteligente vai resultar em mais segurança pública e possibilitar o acompanhamento das diversas esferas envolvidas no tráfego de veículos, como fazendária, ambiental e de controle do transporte de rochas ornamentais pelas vias do Estado, por exemplo.
Além da sala do Detran, haverá ainda salas de comando para monitoramento nas Secretarias da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), da Fazenda (Sefaz) e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), que farão o acompanhamento dos dados disponibilizados pelo sistema de acordo com as demandas de cada Pasta.