Após dois anos sem cerimônia aberta ao público, devido à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), Vitória volta a receber o tradicional desfile cívico-militar, no próximo dia 7 de Setembro. O evento, que neste ano será alusivo aos 200 anos da Independência do Brasil, acontecerá na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar), a partir das 8 horas. A TVE transmitirá todo o desfile, ao vivo.
De acordo com o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Jocarly Martins de Aguiar Junior, o desfile cívico-militar terá ainda a participação de estudantes das escolas da Grande Vitória. Ao todo, mais de 4 mil pessoas desfilarão na Beira-Mar, entre militares e demais integrantes das forças de segurança pública e alunos. O desfile começa na altura da 1ª Batista de Vitória, na Esplanada Capixaba, e se encerra na Praça Papa Pio XII, onde fica a agência central do Banco do Brasil. O Governo do Estado vai instalar arquibancada metálica para o público.
A cerimônia será dividida em três etapas: desfile aéreo, com a exibição de helicópteros da Marinha, do Núcleo de Operações e Transportes Aéreos (Notaer) e da Polícia Rodoviária Federal; desfile marítimo, com embarcações da Marinha (navio patrulha Gurupi), Corpo de Bombeiros, Polícia Federal e Guarda Civil Municipal de Vitória; e o desfile terrestre.
O desfile das forças de segurança contará com militares da Marinha, Exército, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, além de integrantes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Secretaria da Justiça, e das Guardas Municipais de Vitória, Vila Velha, Serra, Viana e Cariacica, entre outras instituições.
Neste ano, a Marinha também virá representada por 40 aspirantes da Escola Naval, sediada no Rio de Janeiro. Já as tropas do Exército serão complementadas com 40 cadetes da Academia Militar das Agulhas Negras, vindos da cidade de Resende, também no Estado do Rio de Janeiro.
Também participam do desfile a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), escolas de todos os municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória (RMGV), escoteiros, Defesa Civil de Vitória, e projeto Força no Esporte. Cerca de 2.000 estudantes, acompanhados de seus pais e ou outros responsáveis, participarão do desfile, sendo também estimada a participação de 2.000 militares e servidores das forças de segurança, com equipamentos para demonstração à população.
Em 2020 e 2021, a cerimônia militar do 7 de Setembro no Espírito Santo ocorreu nas dependências do Quartel do 38º Batalhão de Infantaria do Exército, na Prainha de Vila Velha, com a presença do governador Renato Casagrande e autoridades militares. Foram solenidades sem a presença do pública por conta das restrições impostas pela Covid-19.