Pelo menos quatro novas pesquisas de intenções de votos, divulgadas num intervalo de nove dias, dão vitória no primeiro turno ao governador Renato Casagrande (PSB) na disputa pela reeleição ao Governo do Espírito Santo. Os resultados demonstram, assim, que o atual chefe do Executivo Estadual já estava em franco crescimento antes mesmo do início da campanha oficial. Ele vence em todas as hipóteses, inclusive, quando são levados em consideração os votos válidos, em que rompe sempre a barreira dos 60% da preferência do eleitorado.
Dois resultados positivos a favor de Renato Casagrande foram divulgados na manhã desta sexta-feira (25/08). Um deles foi divulgado por um consórcio de veículos de comunicação do interior do Estado. Realizada pelo instituto Ipopes, a pesquisa eleitoral revela que Casagrande está na liderança com folga sobre os demais candidatos ao comando do Palácio Anchieta. O atual governador aparece com 44.60% das intenções de votos na modalidade de pesquisa estimulada – ou seja, naquela em que o entrevistado precisa escolher um candidato listado. Já 19.76% do público pesquisado se declarou indeciso, não soube responder ou preferiu não opinar.
Nessa mesma pesquisa, Carlos Manato (PL) aparece em segundo lugar com 12,14%, seguido de Guerino Zanon (PSD) e Audifax Barcelos (Rede), que estão tecnicamente empatados em terceiro lugar, com 7,94% e 7,30%, respectivamente. Pessoas que declararam não votar em ninguém, votar em branco ou anular o voto, somaram 6,03%. Já os demais candidatos, segundo o Ipopes, pontuaram abaixo de 1% das intenções de votos: Capitão Vinícius Sousa (PSTU) e Cláudio Paiva (PRTB), ambos com 0,87%, e Aridelmo Teixeira (Novo) com 0.48%.
Essa pesquisa eleitoral foi contratada pela Associação dos Diários do Interior do Espírito Santo (ADI-ES) junto ao Instituto Ipopes. O estatístico responsável é Márcio Bartolomeu Azevedo da Costa (Conre 9327). Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) com o número de identificação 02056/2022, a pesquisa foi realizada entre os dias 19 a 23 de agosto. Foram 1.260 entrevistas distribuídas por 36 municípios de Norte a Sul do Espírito Santo. A metodologia de pesquisa levou em consideração amostras de proporcionalidades habitacionais e ponderações quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; o intervalo de confiança é de 95% e margem de erro estimada é de 2,76% pontos percentuais para mais ou para menos.
Os veículos de comunicação partícipes são: Tribuna do Cricaré (São Mateus), A Notícia (Nova Venécia), Hoje Notícias (São Gabriel da Palha), Correio do Estado (Linhares), Espírito Santo de Fato (Cachoeiro de Itapemirim), Tempo Novo (Serra) e A Notícia do Caparaó (Iúna).
O ES Hoje também divulgou, nesta sexta-feira (26/08), mais uma pesquisa que aponta vitória do governador Renato Casagrande no primeiro turno. O líder capixaba está com 33,17% da preferência dos eleitores, segundo o Instituto Perfil, responsável pela pesquisa realizada entre os dias 19 e 22 de agosto e registrada no TRE/ES com o número 069931/2022.
O ES Hoje, no entanto, deixa de informar em sua reportagem mais detalhes sobre o pesquisa – como o número de pessoas entrevistadas e em quais cidades ocorreu o levantamento. Além disso, o Instituto Perfil/ES Hoje criou a figura dos ‘indecisos’, que se juntam aos tradicionais ‘NS/NR (Não sabem e ou Não responderam)’.
Pela primeira vez em uma pesquisa, o candidato Audifax Barcelos assume a segunda colocação, que até então era de Carlos Manato. Ex-prefeito da Serra, Audifax chega a 15,67% das intenções de votos, segundo o Instituto Perfil, contra 13,75% de Manato, proporcionando, assim, um empate técnico. Já o ex-prefeito de Linhares Guerino Zanon soma apenas 8,58% da preferência do eleitorado, enquanto Cláudio Paiva e Capitão Sousa empatam com 4,5%. Aridelmo Teixeira tem somente 1,5% das intenções de votos, enquanto brancos e nulos somam 4,83%; indecisos chegam a 9,8%; e 3,83% disseram não saber em quem votar.
O Instituto Perfil simulou um eventual segundo turno. Na primeira simulação, o governador Renato Casagrande derrotaria Audifax com 48,33 das intenções de votos, contra 24,58% do ex-prefeito da Serra. Na segunda, Casagrande teria 52,58% da preferência dos capixabas, enquanto Manato ficaria com 26,42%.
Na noite de quinta-feira (25/08), o Folha Vitória divulgou o resultado da pesquisa, informando que Renato Casagrande lidera a disputa ao Palácio Anchieta com 49% das intenções de voto para governador do Espírito Santo, conforme dados da pesquisa Real Time Big Data, encomendada pela Rede Vitória em parceria com a RecordTV. Carlos Manato aparece em segundo lugar como o nome escolhido por 21% dos eleitores entrevistados. Guerino Zanon (PSD) marcou 6% na pesquisa; enquanto o ex-prefeito Audifax Barcelos aparece com 4% das intenções de voto. Eles estão tecnicamente empatados pela margem de erro.
Aridelmo Teixeira e Capitão Sousa também empatam na pesquisa, com 2%, dentro da margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos. O candidato Cláudio Paiva não pontuou pesquisa Real Time Big Data. Segundo o Folha Vitória, os eleitores que disseram que votariam em branco ou nulo no pleito deste ano representam 6% dos entrevistados. Já outros 10% disseram ainda não saber em quem votar ou não souberam responder.
A pesquisa da Real Time Big Data foi realizada por amostragem e 1.500 entrevistas foram feitas na terça (23/08) e quarta-feira (24/08) “com eleitores de vários municípios do Espírito Santo”. A margem de erro para este levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo ES-09325/2022.
A série de pesquisas em uma semana começou na quarta-feira passada (17/08), quando a Rede Gazeta informou que o governador Renato Casagrande vai ser reeleito ainda no primeiro turno das eleições de outubro deste ano. Com 52% das intenções de votos, ele lidera a corrida eleitoral, no levantamento feito pelo Ipec – instituto de pesquisa nacional que reúne ex-executivos e técnicos do Ibope. Esse percentual já evitaria o segundo turno. No entanto, considerando os votos válidos detectados pela pesquisa, Casagrande tem 68% da preferência dos eleitores do Espírito Santo. Todos os outros seis candidatos, juntos, chegam hoje a 29,2%. Os votos nulos ou brancos somam 11%, enquanto outros 11% não sabem em quem votar ou preferiram não opinar.
A pesquisa encomendada pela Rede Gazeta foi realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, em 24 municípios do Espírito Santo. O Ipec ouviu 608 pessoas e o nível de confiança é de 95%m com margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/ES) com o número ES 09385/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR 07979/2022.
De acordo com o Ipec, o candidato Carlos Manato aparece na segunda colocação com 10%. Depois vêm Audifax Barcelos, com 7%; e Guerino Zanon, 5%. De acordo com o levantamento, os três estão tecnicamente empatados, levando em conta a margem de erro de quatro pontos para mais e para menos.
A pesquisa aponta ainda que o candidato Capitão Sousa tem 2% das intenções dos votos. Neste caso, informa o Ipec, Sousa estaria empatado tecnicamente com Audifax e Guerino. Aridelmo tem apenas 1% das intenções de votos, pontuando ao lado de Cláudio Paiva. Para o Ipec, estes dois também empatariam tecnicamente com Guerino Zanon e Capitão Sousa, dentro da margem de erro.