O Programa Estado Presente em Defesa da Vida, retomado em janeiro de 2019 pelo governador Renato Casagrande (PSB), voltou a ser destaque na mídia nacional. O Espírito Santo é o quinto Estado que teve a maior queda no número de assassinatos no primeiro semestre deste ano, conforme o índice nacional de homicídios criado pelo Portal de Notícias G1, com base nos dados oficiais dos 26 Estados e do Distrito Federal. A redução é de 16,5%, Para o governador Renato Casagrande (PSB), o resultado é reflexo de que o Governo capixaba encara a segurança pública com seriedade.
De acordo com o G1, o número de assassinatos no Brasil está em queda em 2022. Foram 20,1 mil assassinatos nos primeiros seis meses deste ano, o que representa uma queda de 5% em relação ao mesmo período do ano passado. Estão contabilizadas no número as vítimas dos seguintes crimes: homicídios dolosos (incluindo os feminicídios), latrocínios (roubos seguidos de morte) e lesões corporais seguidas de morte.
O levantamento, que compila os dados mês a mês, faz parte do Monitor da Violência, uma parceria do G1 com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o G1, no Espírito Santo, por exemplo, o número de assassinatos no primeiro semestre foi o menor em 26 anos. Os números de homicídios no Estado no primeiro semestre de 2022 foram os menores registrados desde 1996.
Os Estados com as maiores quedas são: Roraima (34%), Distrito Federal (21%), Rio Grande do Norte (18%), Amapá (17%), Maranhão (17%), Espírito Santo (16,5%), Rio de Janeiro (16%), Acre (15%), Goiás (14%) e Bahia (10%). Ouvidos pelo G1, especialistas citam fatores que podem estar por trás das quedas dos indicadores e elogiam as políticas adotadas pelo governador Renato Casagrande:
“Várias unidades da federação adotaram, ao longo dos anos 2000 e 2010, programas de redução de homicídios pautados na focalização de ações nos territórios. O Pacto Pela Vida, em Pernambuco, o Estado Presente, no Espírito Santo, e o Ceará Pacífico, no Ceará, são exemplos de projetos que buscaram integrar ações policiais e medidas de caráter preventivo”, afirmam Samira Bueno e Renato Sérgio de Lima, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Na manhã desta quinta-feira (25/08), o governador Renato Casagrande comentou, em suas redes sociais, os números divulgados pelo G1. O líder capixaba sinalizou que a segurança pública precisa de uma política eficaz e de continuidade para obter resultados positivos:
“Fechamos o primeiro semestre de 2022 com o menor número de homicídios dos últimos 26 anos. Os índices mostram que estamos avançando, colhendo resultados das políticas públicas que englobam proteção policial e social, do nosso Programa Estado Presente”.
Trata-se, segundo o governador, de “um trabalho coordenado entre a Sesp (Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social) e a SEDH (Secretaria Estadual de Direitos Humanos), que une atuação junto às polícias e investimentos em tecnologia para operações mais eficazes, com assistência e proteção social em várias frentes e projetos, dentre elas os Centros de Referência das Juventudes”.
Renato Casagrande reitera que, “no Espírito Santo, encaramos segurança pública com seriedade. Sabemos da importância da continuidade dos investimentos e da complexidade do tema. Queremos continuar trabalhando para que o Espírito Santo alcance o posto de um dos Estados menos violentos do País”.
O Estado Presente foi implementado por Renato Casagrande no primeiro ano de seu primeiro mandato como governador, em 2011. Em 2015, quando voltou a ser governador pela terceira vez, Paulo Hartung extinguiu o programa, que, no entanto, foi retomado por Casagrande em janeiro de 2019.