O governador Renato Casagrande (PSB), que tem investido cada vez mais na segurança pública e no sistema de defesa civil do Espírito Santo, acaba de autorizar a construção de uma moderna sede do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (Notaer), localizada nas dependências do Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Maruípe, Vitória, e a compra de um imageador térmico, equipamento de última geração que, instalado dentro de uma aeronove, vê o que policiais militares ou civis, em terra ou no ar, não podem enxergar: detalhes capazes de revelar se uma pessoa está com um celular ou com uma arma na mão, por exemplo.
O aparelho tem um sistema de infravermelho que detecta a radiação emitida por objetos “quentes”. Assim, poderá capturar criminosos escondidos em matas e ainda salvar pessoas perdidas em montanhas, mesmo no período da noite. Um imageador térmico capta imagens em alta resolução, podendo identificar rostos, corpos em movimento, placas de veículos e objetos. Se focar em uma pessoa com a mão no bolso, mostra se há algo sendo escondido. Como tem sensor de calor, o equipamento ajuda, por exemplo, a detectar pessoas em fuga ou escondidas.
O aparelho, a ser instalado em helicópteros da polícia capixaba, vai ajudar a combater com muito mais precisão as organizações criminosos que atuam no tráfico de drogas e de armas na Grande Vitória e nas cidades fora da Região Metropolitana. O imageador térmico também atua na prevenção e no salvamento de vidas. A Brigada Militar, que é a Polícia Militar do Rio Grande do Sul, possui essa ferramenta.
O anúncio dos dois presentes dados ao Notaer, que está completando 30 anos de fundação, foi feito pelo secretário-chefe da Casa Militar, coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior. Segundo ele, o Governo do Estado vai construir um novo hangar, moderno, funcional, que substituirá as atuais instalações no Notaer. “O projeto prevê a construção do hangar neste mesmo espaço que hoje ocupa o Notaer, elevando o padrão das instalações físicas destinadas as nossas equipes para uma das melhores do Brasil, com ambientes destinados para o estudo, treinamento, gestão administrativa e todos os recursos necessários para que nossas equipes possam se aprimorar, ainda mais, para continuar prestando serviços de excelência aos cidadãos de nosso Estado”, disse o secretário Aguiar.
Ele relata que a construção de um novo hangar é um projeto antigo, que está sendo alcançado graças a determinação do governador Renato Casagrande, “resultado do planejamento e do compromisso do Governo do Estado com nossas instituições, temos o outro presente. O secretário Aguiar citou ainda a aquisição de um inédito sistema de câmera e imageador térmico, ou seja, uma câmera de altíssima definição, com transmissão de imagens em tempo real, que poderá ser instalada, inicialmente, em três helicópteros.
“O sistema permitirá uma série de aperfeiçoamentos nas operações realizadas nas áreas da segurança pública, defesa civil, meio ambiente, saúde, tudo com muito mais segurança para nossas equipes, além de ainda dar maior eficiência e entrega de resultados para os cidadãos em geral”, completou o chefe da Casa Militar.
De acordo com o coronel Aguiar, a reforma do hangar e a aquisição do sistema de câmera e imageador térmico significam, investimento da ordem de R$ 22.775.000,00, “por que, felizmente, temos um governador (Renato Casagrande) que trabalha incansavelmente para fazer nosso Estado ser mais justo, mais sustentável, inovador e competitivo.”
E prosseguiu: “Falando em inovação, os presentes que hoje estão sendo entregues ao Notaer e ao povo do Espírito Santo, representam duas iniciativas inéditas. Isso porque nosso hangar está quase em estado original desde que foi inaugurado, sendo sua reforma um antigo pleito dos servidores civis e militares que operam nossa aviação. Já no caso do sistema de câmera e imageador térmico, trata-se de um moderno conjunto de equipamentos, com tecnologia de ponta, empregado em todo o mundo, que em breve será também utilizado em nosso Estado.”