Candidata à reeleição, a senadora Rose de Freitas (MDB) reforça duas importantes marcas de sua trajetória política ao escolher suas suplentes, a ex-prefeita de Viana Solange Lube e a ex-prefeita de Guaçuí Vera Costa. Com o trio, a candidatura de Rose se mostra cada vez mais municipalista e valoriza a força feminina nos espaços de poder e decisão. A senadora foi a primeira mulher a presidir uma comissão mista do Congresso, por exemplo.
“São duas mulheres com caminhos muito parecidos com os meus e que enfrentaram os mesmos desafios que eu. Solange Lube é uma mulher de iniciativa. Vera, por sua vez, quando se candidatou, enfrentou pesos pesados. Nós temos as mesmas vontades: de ver as mulheres na luta e os municípios mais fortes”, disse Rose de Freitas, na manhã desta segunda-feira (22/08).
Ex-prefeitas, Solange Lube e Vera Costa carregam no DNA o entendimento da importância de ouvir os líderes dos executivos municipais, entender as necessidades das cidades do interior e dialogar com a população: “É onde vive o cidadão que as obras têm de chegar. É no município que falta escola e creche, falta saneamento, pontes, postos de saúde, máquinas agrícolas. É ali que precisa de recurso federal para melhorar a infraestrutura da cidade e melhorar a qualidade de vida dos capixabas. Sempre trabalhei com esse objetivo e agora, com Solange e Vera ao meu lado, esse trabalho só ganha ainda mais força. Elas já viveram essa realidade”, reforça a senadora Rose de Freitas.
As suplentes fazem eco. “Só a receita dos municípios não é suficiente para atender a todas as demandas em áreas complexas como saúde, educação e segurança. Por isso é importante construir parcerias e ter o apoio de uma parlamentar municipalista no Senado Federal”, diz Vera.
“Conhecemos de perto a realidade das cidades. E compartilhamos com Rose a visão da importância dos municípios para o desenvolvimento do Espírito Santo. Agora, o compromisso é com o futuro”, finaliza Solange.