O Governo do Estado entregou, na última quinta-feira (18/08), o prédio do novo Serviço Médico Legal (SML) de Venda Nova do Imigrante, localizado na Avenida Lourenzo Zandonadi, nº 840, bairro Vila Bethânia, anexo ao Hospital Padre Máximo. Anteriormente, a Região Serrana contava com plantão da Seção de Perícia Criminal, mas não havia um Serviço Médico Legal no município e os corpos de pessoas vítimas fatais de violência eram encaminhados para Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.
“Inauguramos o Serviço Médico Legal da Região Serrana do Espírito Santo. Entrega histórica para a população de 13 municípios capixabas. Os habitantes dessas cidades não precisarão mais se deslocar a Vitória ou Cachoeiro de Itapemirim, para realizar exames, laudos cadavéricos, entre outros serviços. Mais uma entrega do governador Renato Casagrande para a sociedade capixaba”, pontuou o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Márcio Celante.
O prédio vai funcionar em um espaço cedido pela Prefeitura de Venda Nova do Imigrante e possui recepção, consultório e uma sala para atendimento de vítimas de violência sexual. No local, serão realizados serviços de exames de lesões corporais e de violência sexual, coleta de material genético, exame cadavérico e, a partir do dia 1º de setembro, o recolhimento de cadáveres.
O Serviço Médico Legal conta com cinco médicos legistas e cinco auxiliares de Perícia Médico-Legal e funcionará todos os dias para recolhimentos de cadáveres e de segunda a sexta-feira para os exames de lesões corporais e de violência sexual, coleta de material genético em vivos.
O Serviço Médico Legal de Venda Nova do Imigrante e vai contemplar outros 12 municípios: Ibitirama, Irupi, Ibatiba, Iúna, Muniz Freire, Brejetuba, Conceição do Castelo, Castelo, Afonso Cláudio, Laranja da Terra, Domingos Martins e Marechal Floriano.