Pesquisa divulgada no início da noite desta quarta-feira (17/08) pela Rede Gazeta indica que o governador Renato Casagrande (PSB) vai ser reeleito ainda no primeiro turno das eleições de outubro deste ano. Com 52% das intenções de votos, ele lidera a corrida eleitoral. Esse percentual já evitaria o segundo turno. No entanto, considerando os votos válidos detectados pela pesquisa, Casagrande tem 68% da preferência dos eleitores do Espírito Santo. Todos os outros seis candidatos, juntos, chegam hoje a 29,2%. Os votos nulos ou brancos somam 11%, enquanto outros 11% não sabem em quem votar ou preferiram não opinar.
A pesquisa, encomendada pela Rede Gazeta, foi realizada pelo Ipec, instituto que reúne ex-pesquisadores e diretores do Ibope. Foi realizada entre os dias 14 e 16 de agosto, em 24 municípios do Espírito Santo. O Ipec ouviu 608 pessoas e o nível de confiança é de 95%m com margem de erro de 4%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/ES) com o número ES 09385/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR 07979/2022.
De acordo com a pesquisa, o candidato Carlos Manato (PL) aparece na segunda colocação com 10%. Depois vêm Audifax Barcelos (Rede), com 7%; e Guerino Zanon (PSD), 5%. De acordo com Ipec, os três estão tecnicamente empatados, levando em conta a margem de erro de quatro pontos para mais e para menos.
A pesquisa aponta ainda que o candidato da extrema esquerda, Capitão Sousa, tem 2% das intenções dos votos. Neste caso, informa o Ipec, Sousa estaria empatado tecnicamente com Audifax Barcelos e Guerino Zanon, ex-prefeitos da Serra e Linhares, respectivamente. O ex-secretário da Fazenda de Vitória, empresário Aridelmo Teixeira (Novo), tem apenas 1% das intenções de votos, pontuando ao lado de Cláudio Paiva(PRTB). Para o Ipec, estes dois também empatariam tecnicamente com Guerino Zanon e Capitão Sousa, dentro da margem de erro.
De acordo com a pesquisa Rede Gazeta/Ipec, os votos válidos ficariam assim distribuídos: Casagrande (68%), Manato (13%), Audifax (9%), Guerino (6%), Capitão Sousa (2%), Aridelmo (1%) e Cláudio Paiva (1%). Os outros seis candidatos somam, juntos, 32%. Ou seja, menos da metade do que o governador Renato Casagrande.
Esta é a segunda pesquisa de intenções de votos para o governo do Estado que a Rede Gazeta/Ipec divulga. A primeira, no dia 2 de maio de 2022, também apontava vitória de Renato Casagrande no primeiro turno. Na época, o atual governador somava 50,6% dos votos válidos, enquanto os demais sete candidatos, juntos, e com a soma dos votos nulos e branco, chegariam a 48,2%. Naquela ocasião, porém, a corrida contava com outros três nomes, que desistiram no meio do caminho: o senador Fabiano Contarato (PT), o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso (Republicanos), e o deputado federal Felipe Rigoni (União Brasil).
(Foto: Hélio Filho)
(Foto Arte: Geraldo Neto)