No primeiro dia oficial de campanha, o comando da coligação do candidato ao governo Guerino Zanon (PSD) passou boa parte do dia – terça-feira (16/08) – desmentindo boatos de que ele teria desistido da candidatura por conta de uma falha de sua Assessoria Jurídica, que registrou a candidatura utilizando Certidões Negativas Criminais em nome do filho de Guerino, o empresário Fausto Uneida Zanon.
Os documentos foram protocolados no Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Espírito Santo (TRE-ES) na noite de segunda-feira (15/08), poucas horas antes de encerrar o prazo. Foram pelo menos três certidões em nome de Fausto e apenas uma em nome do candidato Guerino Zanon, de acordo com o sistema DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Logo pela manhã de terça-feira (16/08), adversários bolsonaristas de Guerino Zanon, mais ligados aos candidatos do PL ao governo, Carlos Manato, e da Rede, Audifax Barcelos, trataram de compartilhar nas redes sociais o vacilo do ex-prefeito de Linhares, postando imagens das Certidões Negativas em nome de Fausto, obtidas no sistema DivulgaCand, do TSE. Guerino, Manato e Audifax se declaram apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), candidato à reeleição.
Segundo a assessoria, “o registro do candidato Guerino Zanon e de seu vice Marcus Magalhães foi protocolado regularmente pelo PSD e dentro do prazo na Justiça Eleitoral, garantindo a representação do partido na Chapa O Espírito Santo Merece Mais na disputa ao governo do Estado”. E mais: “Houve erro material no envio de parte dos dados do candidato Guerino Zanon e, conforme prevê a legislação, o PSD fará a correção imediata nesta terça-feira (16). As alterações técnicas em nada interferem no processo de homologação da chapa”, afirmou a assessoria do candidato Guerino. De fato, no decorrer do dia, a Assessoria Jurídica teve que correr para substituir os documentos enviados anteriormente ao TRE. E, na manhã desta quarta-feira (17/08), o sistema já mostra os documentos em nome de Guerino Zanon.
Enquanto a sua Assessoria Jurídica buscava corrigir o vacilo, Guerino Zanon e seu candidato a vice-governador, Marcus Magalhães (PSD), foram recebidos pela diretoria do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado do Espírito Santo (Sindipostos). Lá, Guerino destacou que o Estado precisa de políticas públicas diferentes para cada região.
“Enquanto prefeito, eu fui buscar investimentos para minha cidade que beneficiaram toda a região Norte. Agora, nós vamos atrás de investimentos para todos os municípios do Espírito Santo. Nosso Estado tem regiões diferentes e precisamos desenvolver políticas públicas específicas para cada região. Como para a região Sul, por exemplo. E é isso que vamos fazer. Vamos ter no Governo uma equipe voltada para a atração de investimentos. O Espírito Santo é 027 e 028. Temos que unir esse Estado de Norte a Sul”, destacou Guerino.