Vitória foi palco, pela primeira vez, do Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública (ENAVSEG). Realizado entre os dias 1º e 4 de agosto de 2022, em Camburi, este 4º ENAVSEG foi organizado pelo Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAER) da Secretaria da Casa Militar do Espírito Santo. O NOTAER está completando 30 anos de fundação.
O primeiro ENAVSEG aconteceu em 2017, em Goiás. O segundo, no ano seguinte, foi em Minas Gerais; e o terceiro, em 2019, no Rio de Janeiro. O evento é destinado aos profissionais que trabalham em Unidades Aéreas Públicas (UAPs), como mecânicos de aeronaves, operadores aerotáticos, tripulantes operacionais, pilotos e aqueles profissionais e empresas que atuam direta ou indiretamente no setor de aviação.
“Neste ano de 2022, em que o NOTAER completou 30 anos de atividades aéreas integradas em prol da sociedade capixaba, estamos tendo a honra de sediar o Encontro Nacional de Aviação de Segurança Pública. O evento foi realizado com muito êxito”, disse o secretário-chefe da Casa Militar do Espírito Santo, coronel da Reserva Remunerada Jocarly Martins de Aguiar Júnior, que recebeu os convidados com um discurso de boas-vindas.
O evento em Vitória contou com a presença de representantes das unidades aéreas de vários Estados, dos Corpos de Bombeiros Militares, Polícias Militares, Polícias Civis, das Forças Armadas, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans). Entre os temas abordados na programação estiveram os ligados à segurança de voo, indicadores de segurança operacional, casos de investigação de acidentes, doutrinamento e uso de equipamentos específicos por algumas UAPs, tais como guincho, operação com OVN; e os mais afetos à gestão, como a visão institucional estratégica da aviação de segurança pública.
Por serem temas os mais variados possíveis, contando com palestrantes reconhecidos nos assuntos, foi possível ampliar o rol de conhecimentos sobre operações em outras unidades aéreas, compartilhando experiências e boas práticas. Paralelamente às palestras, o evento contou com competições dos operadores aerotáticos, tais como prova de salvamento em altura, prova de resgate aquático, prova de tiro policial e a competição de mecânicos de aviação.
Em sua fala, o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Aguiar, explicou que, “com mais de quatro décadas de existência, a Aviação de Segurança Pública e de Defesa Civil no Brasil engloba órgãos da administração pública federal, estadual e do Distrito Federal, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militares e Polícias Civis, além dos Corpos de Bombeiros Militares. Já são mais de 200 aeronaves, entre helicópteros e aviões, realizando, diuturnamente, diversas modalidades de operação, do policiamento ao resgate aeromédico”, pontuou o coronel Aguiar.
Segundo ele, desde cedo ficou clara a necessidade de organizar e integrar a aviação de segurança pública dentro de um contexto nacional, tendo entre os esforços pioneiros a realização do 1º Encontro de Aviação Policial do Mercosul, em Porto Alegre (1998), e do 1º Fórum Internacional de Operadores de Helicópteros em Segurança Pública e Defesa Civil, em São Paulo (2001).
Em 1997, com a criação da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão do Ministério da Justiça e Segurança Pública, muitas ações de integração foram realizadas, em especial a organização do 1º Fórum Nacional de Aviação de Segurança Pública, em Brasília (2008). Outros eventos neste modelo ocorreram em Florianópolis (2009), em Salvador (2010) e Goiânia (2011).
Em 2014, ocorreu a primeira edição do ENAVSEG em Fortaleza (2014), sendo este o último evento com o apoio da SENASP: “Diante da grandeza e importância da temática, os abnegados integrantes da aviação não se furtaram a realizar esforços inimagináveis para prosseguir com o evento de maneira independente do Governo Federal, capitaneados pelas Organizações de Aviação de Segurança Pública dos Estados, com o apoio do site Piloto Policial e colaboradores”, explicou o coronel Aguiar.
Esses esforços, segundo ele, culminaram na realização das edições do ENAVSEG em Goiânia, pelo Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, em 2017; em Belo Horizonte, pela Polícia Militar de Minas Gerais, em 2018; e no Rio, pela PM fluminense, em 2019.
“Agora estamos aqui reunidos em Vitória, como forma de demonstrar todo o comprometimento da aviação de segurança pública do Brasil no processo de integração e de melhoria contínua em prol da sociedade brasileira. Que seja infinita a nossa energia para fazer o bem”, concluiu Aguiar.