O prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), anunciou a realização de concurso público para a contratação de 150 agentes para a Guarda civil Municipal. A previsão é de que, nos próximos 30 dias, o processo para a realização do certame esteja concluído, para dar início, assim, à licitação para a contratação da banca responsável pelo concurso.
Atualmente, a Serra conta com um efetivo de 168 agentes na Guarda Municipal. No entanto, por conta de férias e licença, 146 encontram-se em plena atividade. Com mais 150, o efetivo passará de 300, objetivando atender as demandas da população e das ações a serem implementadas em toda a cidade, com o incremento do Cerco Eletrônico, implantado na Serra em julho de 2021.
“O concurso faz parte do portfólio de ações que o prefeito Sérgio Vidigal idealizou para a segurança pública da Serra. São várias ações importantes sendo adotadas pelo Município, incluindo investimentos nos recursos humanos, como a realização de formação profissionais dos agentes”, explicou, na tarde desta quinta-feira (04/08), o secretário Municipal de Defesa Social da Serra, Joel Lyrio Júnior.
Ele informou ainda que o processo para a realização do concurso já começou, com a aprovação de Projeto de Lei, pela Câmara de Vereadores, na quarta-feira (03/08), que passa de 29 para 35 anos o limite de idade para quem deseja se inscrever para o certame. Segundo Joel Lyro, a próxima etapa é a alteração do Quadro Organizacional da Guarda Municipal, que possibilite a inserção de mais 150 profissionais na unidade. Posteriormente, será contratada a empresa para realizar o concurso e a publicação do edital do certame.
O secretário Joel Lyrio explicou ainda que a Guarda Municipal será dividida para atuar nas 10 microrregiões da Serra, com a finalidade de alcançar todo o município. O salário base de um agente da Guarda Municipal da Serra hoje é de R$ 1.400,00. Entretanto, com gratificações, insalubridade, escalas especiais, pode chegar a quase R$ 5 mil.
Leia também Joel Lyrio revela os planos para modernizar a Segurança Pública na Serra