O prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio, defendeu nesta quinta-feira (04/08) a união de todas as forças de segurança pública que atuam no Espírito Santo no sentido de identificar os traficantes-assassinos que vêm provocando uma guerra nos bairros Santa Rosa, Porto Novo, Flexal e adjacências. O prefeito solicita ainda que sejam identificados os grupos que dão proteção e fazem a lavagem de dinheiro para os traficantes.
Existe uma suspeita de que traficantes da região que estão em guerra estejam financiando campanha de candidatos às eleições de outubro deste ano. Um dos grupos rivais busca espaço na política justamente para tentar se blindar. O receio das autoridades policiais de Cariacica é que a região se transforme em outro Rio de Janeiro, onde milicianos e traficantes, igualmente em guerra, conseguem eleger representantes para as Câmaras de Vereadores e até para a Assembleia Legislativa fluminenses.
No ofício encaminhado à Superintendência Regional da Polícia Federal, à Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social e à Polícia Civil, Euclério Sampaio identifica José Maria de Araújo, conhecido como Fantasma (Foto), e Vinícius Domingos Lopes, o Vacão ou Cara de Vaca, como sendo os chefes das gangues que vêm provocando a guerra na região e provocando terror na população. Fantasma e Cara de Vaca, que são rivais, comandam, respectivamente, o tráfico e assassinatos em Santa Rosa e Morro do Quiabo, que fica em Porto Novo. Os dois bandidos estão foragidos.
A Secretaria Municipal de Defesa Social de Cariacica apurou que a disputa armada na região de Flexal e Porto Novo, comandada pelos rivais Fantasma e Cara de Vaca, tem tirado o sossego da população de bem. Descobriu ainda que esses traficantes são donos de grande poderio bélico, possuindo, inclusive, “a pronto emprego, armas de uso exclusivo das Forças Policiais”.
Citando o artigo 144 da Constituição Federal, “considerando que a segurança pública é um dos deveres do Estado – União, Governo Estadual e Municípios –, o prefeito Euclério Sampaio encerra o ofício solicitando para que “sejam empenhados os esforços necessários para que, por meio de uma operação conjunta/força tarefa, sejam os traficantes identificados, bem como todos os demais desordeiros que os circundam e guarnecem, inclusive aqueles que auxiliam na lavagem do dinheiro proveniente do tráfico de drogas, retirados de circulação pelas forças policiais.”
Fontes policiais informaram que a lavagem de dinheiro feita por pessoas próximas aos traficantes da região em guerra é na compra de imóveis e até de propriedades em áreas rurais do Estado. É a forma que os criminosos estariam encontrando para legalizar o dinheiro arrecadado com a venda de drogas.
Governo do Estado entrega novas viaturas à Guarda Municipal de Cariacica
O prefeito Euclério Sampaio vem investindo na segurança pública da cidade, com apoio do governador Renato Casagrande (PSB). Na última terça-feira (02/08), o Governo do Estado entregou à Prefeitura de Cariacica quatro viaturas que serão usadas no patrulhamento de segurança. “Hoje é um dia para se comemorar. O recebimento dessas viaturas enaltece a participação do Governo do Estado em Cariacica”, afirmou Rogério Guimarães, secretário-chefe de Gabinete, que representou o prefeito Euclério Sampaio na cerimônia.
“O aumento da frota da Guarda Municipal permite que nosso efetivo, além de ficar mais reforçado, ganhe mais mobilidade e ofereça maior segurança para a população, dando suporte ao trabalho da Polícia Militar a fim de conter a violência”, destacou o secretário municipal de Defesa Social, Claudio Victor.
“Essa entrega reflete a parceria do Governo do Estado e da Prefeitura de Cariacica em prol do morador do município”, acrescentou o coronel Marcio Celante, secretário estadual de Segurança Pública.
E mais: a Guarda Municipal de Cariacica agora é armada. A apresentação oficial aconteceu nesta quinta-feira (04/08), quando o prefeito Euclério Sampaio recebeu em seu gabinete parte do efetivo da corporação para entregar as armas. Os 44 guardas municipais atuarão armados a pé ou com viaturas, por meio de patrulhamento em todos os locais da cidade.
“Hoje é um dia muito feliz. O tão sonhado armamento da Guarda Municipal de Cariacica agora é uma realidade. Peço sabedoria e discernimento a todos os nossos guardas, para que eles andem pelas ruas do município com o objetivo de manter a ordem e proporcionar mais segurança aos nossos moradores”, ressaltou o prefeito.
O material do armamento consiste em pistolas .40, carabinas CT 40 e espingardas calibre 12. Os guardas municipais passaram por cursos de capacitação de Armas Longas, com mais de 3 mil disparos de armas de fogo durante o treinamento, além de curso de Armeiro para Montagem e Desmontagem de Armas em todos os escalões, passando por todos os momentos de um disparo.