Ao lançar sua pré-candidatura à reeleição, o governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que o Espírito Santo está preparado para o futuro. O anúncio da pré-candidatura foi feito na tarde desta segunda-feira (11/07), durante entrevista coletiva concedida no Hotel Golden Tulip, em frente à Praça do Papa, em Vitória. Casagrande destacou também a marca que pretende implementar para os próximos quatro anos caso seja reeleito no pleito do dia 2 de outubro deste.
Ao falar sobre a reflexão que teve com pessoas mais próximas para decidir pela pré-candidatura à reeleição, Renato Casagrande lembrou de 2018, quando resolveu se candidatar para governador: “Naquela ocasião, assumimos o compromisso de fazer o Estado voltar a crescer. Nesses três anos e meio de gestão, tiramos o Espírito Santo de poucos investimentos para colocá-lo como provedor das melhores e maiores ações de políticas públicas do País”, ressaltou Casagrande, que governou o Estado no período de 2011/2014.
Quando a campanha eleitoral começar, efetivamente – a convenção estadual do PSB para lançar o nome de Casagrande acontecerá no dia 31 deste mês, no Álvares Cabral –, o governador vai mostrar à sociedade capixaba que o Espírito Santo é o Estado com a melhor gestão da pandemia da Covid-19 no País. Vai mostrar que sua equipe trabalha com “coragem”, “equilíbrio” e “serenidade”. Foi dessa forma que Estado venceu os momentos mais difíceis das fortes chuvas de janeiro de 2020 e da pandemia, sob a sua liderança e graças à sua capacidade de diálogo e de articulação. Mesmo antes da Covid-19, Casagrande, sua família e seu governo já enfrentavam outras pragas, divulgadas diariamente por seus poucos opositores nas redes sociais: a mentira e as calúnias:
“Enfrentamos a Covid-19 com muita coragem e determinação. A pandemia dividiu a sociedade brasileira. Enfrentamos, atualmente, a alta da inflação e as fake news. Mas podemos garantir que, hoje, as políticas adotadas por nosso Governo deram saldo positivo para a população, gerando, sobretudo, mais empregos”, afirmou Casagrande.
O governador lembrou que, de janeiro a maio deste ano, o Espírito Santo registrou a abertura de 30 mil empregos, alcançando a maior média nacional em termos proporcionais. Em 2021, o Estado gerou 54 mil novos empregos: “As medidas tomadas repercutiram positivamente e demonstram que estamos na direção correta. Desconsideramos os poucos que querem só brigar durante o processo eleitoral, porque nós queremos trabalhar. Não vamos atacar os adversários, mas vamos à Justiça sempre que formos vítimas de notícias falsas”, garantiu Casagrande.
O governador frisou que não faz política criando narrativas falsas contra adversários e nem atacando os opositores: “Vou respeitar quem disputar a eleição. Continuarem fazendo política de alto nível”, afirmou.
Sem citar nome, ele recordou ainda que iniciou o primeiro ano de seu segundo mandato, em 2019, realizando mais investimentos do que o último ano do Governo Paulo Hartung, que foi em 2018. “Em 2019, os investimentos em infraestrutura foram maiores do que em 2018. Em 2020, o número de investimentos foi maior do que em 2019. Em 2021, o Espírito Santo foi o segundo Estado que mais realizou investimentos em infraestrutura do Brasil. E agora em 2022 seremos o maior em investimento em infraestrutura do País”, salientou o governador.
“As políticas de desenvolvimento econômico e crescimento social que adotamos garantem que o Espírito Santo está preparado para o futuro. Nos próximos quatro anos, a Grande Vitória estará com todo o serviço de saneamento básico universalizado. Reduzimos, nesses três anos e seis meses, os números de homicídios. Vale lembrar que os problemas enfrentados na área da segurança pública não se resolvem com discurso; se resolve com trabalho e com plano de segurança pública”, prosseguiu Renato Casagrande.
Mais uma vez, o governador afirmou estar muito feliz, porque teve condições de trabalhar e conhecer todas as 78 cidades capixabas, seus distritos e comunidades. Afirmou que, mantida a política de boa gestão fiscal, implementada ainda em seu primeiro mandato, “e mantida a equipe de trabalho, vamos conquistar mais, porque nosso Estado está, efetivamente, preparado para os desafios do futuro”.
Renato Casagrande não precisa se licenciar do cargo para disputar a reeleição. Por isso, tranquilizou a população capixaba, ao garantir que “cuidarei do mandato com carinho e responsabilidade até o dia 31 de dezembro de 2022”. E afirmou: “Gosto de trabalhar, gosto do que faço. Vou me dedicar até o último o dia deste mandato para cumprir a tarefa que me foi dada pela população do Espírito Santo.”
O governador reconhece que seu atual mandato tem diversas realizações que podem servir de marcas da administração. No entanto, salientou que a maior marca é o fato de ter podido cumprir o compromisso de campanha de 2018, que foi o de fazer o Estado crescer com investimentos públicos e privados, apesar de dois anos de pandemia da Covid-19:
“Vamos avançar ainda mais na qualidade de educação. Estamos preparados para alcançar a melhoria, com parceria com os 78 municípios já efetuada. Nesses quatro anos do atual governo, criamos 500 mil vagas em curso no Programa Qualificar. Outra ação é a de continuarmos com políticas sociais, visando a redução da extrema pobreza. E outra marca é a de transformar o Espírito Santo entre os cinco Estados menos violento do País”, explicou Casagrande.
O governador falou também sobre as tratativas que a direção do seu partido, o PSB, fará com os partidos aliados. Informou que o PSB começará a debater com os aliados uma política de governo que pretende apresentar na campanha eleitoral deste ano. Disse ainda que em breve vai anunciar o nome escolhido para cumprir a chapa majoritária: vice-governador e para a disputa ao Senado.



