Prefeito de Vitória por dois mandatos consecutivos, João Coser (PT) foi responsável por uma série de obras de mobilidade urbana na Capital do Espírito Santo. Neste domingo (26/06), ele esteve presente na tenda instalada pelo Governo do Estado para a realização de uma solenidade que marcou o início das obras do Viaduto do Complexo Viário de Carapina, na Rodovia das Paneleiras – antiga Reta do Aeroporto. Coser foi elogiado pelo governador Renato Casagrande (PSB), pela vice-governadora Jacqueline Moraes (PSB), pelo prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), e por demais lideranças políticas e comunitárias presentes no evento. Coser foi elogiado, sobretudo, por conta de seu caráter republicano e pelas importantes obras que realizou na Capital.
Embora tenha sido formalmente convidado para a solenidade, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), mais uma vez se omitiu e se ausentou em uma importante ação desenvolvida pelo Governo do Estado em prol também da população da Capital. Pazolini, que de republicano só carrega o nome de seu partido, foi criticado:
“Precisamos entender que há políticos que ficam somente na política. Como o prefeito da Capital (Pazolini) só quer ficar na política eleitoral, nós temos aqui um prefeito de oito anos, que é o João Coser. Parabnéns Coser, por estar aqui com a gente comemorando”, frisou Jacqueline Moraes.
Sérgio Vidigal não citou nome, mas deixou uma mensagem direta, ao elogiar e enaltecer a gestão do prefeito João Coser: “Esta obra é para ser comemorada por toda a população da Região Metropolitana e, em especial, a de Vitória e da Serra. A gente nem sabia onde começava Vitória e onde começava a Serra, devido a problemas históricas na divisa entre os dois municípios. Porém, num passado recente, Vitória teve um prefeito responsável e comprometido, que foi o João Coser. Na mesma época, eu era também prefeito da Serra e definimos, por meio de leis, os limites das duas cidades. O Coser demonstrou, assim, responsabilidade e compromisso como gestor público”.
Três vereadores de Vitória estiveram na solenidade: Denninho Silva (União/Brasil); Karla Coser (PT), filha de João Coser; e Anderson Goggi (PP). Denninho, que é de Goiabeiras, bairro vizinho da Serra, parabenizou Sérgio Vidigal e ex-prefeito João Coser: “Quero parabenizar Vidigal, um dos melhores prefeitos do Estado. O João Coser fez um excelente trabalho em Vitória”.
Pré-candidato a deputado estadual, João Coser ficou feliz com os elogios e falou também sobre o legado que deixou em Vitória, sobretudo, na área da mobilidade urbana:
“A ampliação da Rodovia das Paneleiras – antiga Reta do Aeroporto – e todo o Complexo Viário de Carapina são obras fundamentais para melhorar a mobilidade urbana de Vitória e da Serra. Este Complexo Viário tem ainda uma importância fundamental do ponto de vista urbanístico, pois embeleza as cidades de Vitória e Serra, além de trazer harmonia e humanização no trânsito, como a construção da ciclovia”, pontuou Coser, que completou:
“Nos meus oito anos de mandato, ampliamos a Avenida Fernando Ferraria, construímos uma nova Ponte da Passagem, ampliamos a Ponte de Camburi e abrimos a Praça do Caué – que liga a Reta da Penha à Terceira Ponte. E ainda iniciamos os estudos para a construção do Portal do Príncipe, que foi construído pelo Governo do Estado”, recordou Coser, que foi prefeito de Vitória no período 2005/2013.