Jovens de Colatina, município da Região Noroeste do Estado, e da Serra, na Grande Vitória, receberam de braços o governador Renato Casagrande (PSB), na sexta-feira (23/06), e gratos por mais uma conquista. Num mesmo dia, Casagrande entregou duas unidades do Centro de Referência das Juventudes (CRJ). Agora, são nove em todo o Espírito Santo. Os CRJs integram o eixo social do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e são apontados como ‘centro de oportunidades, uma fábrica de cidadania para os jovens’.
Com infraestrutura moderna e acolhedora, o CRJ Colatina fica na Avenida Padre Acácio Valentino, número 1.500, no bairro João Meneguelli. Funcionará de segunda a sexta-feira, oferecendo gratuitamente a jovens de 15 a 24 anos cursos, oficinas para geração de renda, entre outras atividades. O espaço conta com salas multiuso, laboratório temático, sala de computador e de dança, além de equipe multidisciplinar com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador e assistente social.
“Vamos inaugurar 14 CRJs por todo o Estado e queremos mobilizar as juventudes dos bairros de Colatina. Queremos que este local seja um centro que irradie políticas públicas. O jovem que desejar terá toda informação de oportunidades, como na área profissional por meio do QualificarES. Teremos ainda cursos, oficinas de dança, violão e atividades culturais. Também é oferecido acesso à internet para quem precisar fazer um trabalho escolar, uma pesquisa ou até mesmo para o lazer. O CRJ é um espaço que irradia oportunidades”, disse o governador Renato Casagrande.
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, enfatizou a importância do CRJ Colatina para prestação de serviços públicos aos jovens, promovendo a garantia de direitos: “Acreditamos e investimos na potência da juventude capixaba, que é uma juventude que luta e que, junto com esse governo, está trazendo conquistas históricas. O CRJ é um espaço feito com as juventudes e para elas. Vamos deixar o maior legado de políticas públicas desse Estado com o Plano Estadual das Juventudes, o Fundo Estadual da Juventude e com os CRJs, que vão prestar serviços inéditos no Espírito Santo”, frisou a secretária Nara Borgo.
As atividades de mobilização das juventudes para a chegada do CRJ Colatina começaram no território desde janeiro deste ano, com o mapeamento de jovens da região, a reforma do local, além da realização de oficinas de ocupação, como batalhas de TikTok.
Com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o CRJ Colatina é fruto do trabalho do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Direitos Humanos, em parceria com o Instituto de Promoção Humana, Aprendizagem e Cultura – IPHAC (Instituto Promover), definido após ampla seleção pública.
“Queria agradecer a participação de todos que ajudaram nessa estrutura. É o Programa Estado Presente, em parceria com a Prefeitura, em uma ação para a inclusão dos jovens. Colatina precisa de investimentos e estamos os recebendo em várias ações”, afirmou o prefeito do município, Guerino Balestrassi (PSC).
A solenidade contou com apresentações musicais e de dança stiletto. Também estiveram presentes na inauguração a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; a senadora Rose de Freitas; e os deputados federais Josias Da Vitória e Paulo Foletto.
‘Só temos a agradecer ao Governo do Estado’, diz Sérgio Vidigal
Já o nono Centro de Referência das Juventudes foi inaugurado pelo governador Renato Casagrande no período da tarde, depois que ele se deslocou de Colatina. Fica no bairro Novo Horizonte, na Serra. Trata-se do segundo CRJ em funcionamento no município, o primeiro fica no bairro Feu Rosa, ambos territórios do Programa Estado Presente. O CRJ Novo Horizonte está localizado na Rua Gaivota, quadra 77, mais conhecida como Rua da Feira, atrás da praça do bairro.
Com infraestrutura moderna e acolhedora, o CRJ Novo Horizonte é um dos maiores da Grande Vitória, com pista de skate, salas multiuso, laboratório temático, palco, sala de computador e de dança, além da equipe multidisciplinar com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador e assistente social. O Centro vai funcionar de segunda a sexta-feira, oferecendo gratuitamente aos jovens de 15 a 24 anos cursos, oficinas para geração de renda, entre outras atividades.
“Os CRJs são uma fábrica de cidadania e muito nos orgulha que o município da Serra tenha dois. São espaços onde vamos construir cidadãos e descobrir talentos. Pelas estatísticas, falam que nosso município é violento, mas a Serra é constituída por cidadãos de bem e este equipamentos vai trazer oportunidades para nossos jovens. Fazer a inclusão social é fundamental e também auxilia na geração de empregos. Só temos a agradecer ao Governo do Estado”, comentou o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT).
“Esse é um centro de oportunidades, uma fábrica de cidadania. Aqui o jovem pode procurar informações sobre formação profissional, cursos, oficinas, atividades culturais, além de contar com pista de skate, acesso à internet. Este é o nono CRJ dos 14 que iremos entregar em todo o Estado. É o Governo do Estado dando dignidade para nossas juventudes”, afirmou o governador Casagrande, durante a solenidade de inauguração que contou com apresentações musicais e de dança.
A secretária Nara Borgo explicou que os CRJs constituem o principal projeto do eixo de proteção social do Programa Estado Presente: “É mais uma importante entrega do Governo para as juventudes. Este é o nono CRJ inaugurado, espaços que estão transformando vidas e trazendo mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles são uma das grandes entregas do Estado Presente e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo. É uma reivindicação antiga que se concretizou”, disse.
Estado Presente
O Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.
Dentro desse projeto, serão implantados 14 CRJs em todo o Estado. A previsão é de que eles estejam em funcionamento neste ano, atendendo 65 mil jovens por ano.
Estão em funcionamento, além de Novo Horizonte, os CRJs Terra Vermelha, em Vila Velha; Feu Rosa, também na Serra; Cachoeiro de Itapemirim; Aracruz, São Mateus, Guarapari; Linhares e Colatina. Em breve, haverá novas unidades em Vitória, Cariacica e Vila Velha.
(Fotos: Rodrigo Araújo e Hélio Filho)