A procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, deu posse administrativa na quarta-feira (25/05) às procuradoras e aos procuradores de Justiça que foram indicados na terça-feira (24/05) pelo Conselho Superior do MPES aos cargos, pelos critérios de merecimento e antiguidade. Com a posse, as membras e membros já passam a exercer as novas funções. Foram promovidos os seguintes membros: Emmanoel Arcanjo de Souza Gagno, Fabiana Fontanella, Cezar Augusto Ramaldes da Cunha Santos, Marcello de Souza Queiroz e Maria Cristina Rocha Pimentel.
Ao saudar os novos membros do Colégio de Procuradores de Justiça do MPES, Luciana Andrade ressaltou a dedicação profissional dos empossados, mesmo durante a pandemia de Covid-19. “Não deixaram de estar com a população, de ter que falar nos autos físicos, de ter que fazer audiências e inspeções, inclusive presenciais. Não se escusaram da responsabilidade de ser promotora e promotor de Justiça, mesmo com o vírus acometendo e levando muitas vidas. O Ministério Público não se esquivou da sua responsabilidade e se manteve hígido e atuante. E esse Ministério Público é uma osmose do que vocês são, porque vocês são Ministério Público, nós somos a instituição”, disse.
Luciana Andrade também parabenizou os colegas e reforçou que o Ministério Público capixaba atua unido em prol da defesa dos direitos fundamentais da população. “Nas dificuldades, na alegria e na tristeza, porque somos um corpo só, um corpo forte, um corpo unido em prol de algo maior que é cumprir as Constituições, as leis e apoiar a sociedade no que ela precisa”, acrescentou.
Lembrando da origem humilde, Emmanoel Arcanjo de Souza Gagno falou em nome dos colegas destacando a importância da função e da atuação em benefício da sociedade capixaba. “O nosso patrão é o povo e a ele nós devemos nos dedicar. Vamos continuar polindo a nossa alma, o nosso caráter, a nossa personalidade e o nosso conhecimento em favor dessa sociedade tão ávida por respeito, por justiça e por igualdade”, reforçou.
A promoção dos novos procuradores de Justiça aconteceu na sessão de terça-feira (24/05) do Conselho Superior do Ministério Público Estadual. Pelo critério de antiguidade, foram promovidos Dr. Marcello Queiroz e Fabiana Fontanella. Por merecimento, o Conselhor aprovou a promoção de Emmanoel Arcanjo Gagno, Cézar Ramaldes e Maria Cristina Pimentel.
Estiveram presentes à posse administrativa, realizada no gabinete da procuradora-geral de Justiça, em Vitória, a subprocuradora-geral de Justiça Administrativa, Elda Márcia Moraes Spedo; o subprocurador-geral de Justiça Institucional, Alexandre José Guimarães; o subprocurador-geral de Justiça Judicial Josemar Moreira; o corregedor-geral do MPES, procurador de Justiça Gustavo Modenesi Martins da Cunha; a procuradora de Justiça Maria Beatriz Renoldi Murad Vervloet; o procurador de Justiça Sócrates de Souza; o procurador de Justiça Altamir Mendes de Moraes; o secretário-geral do gabinete da procuradora-geral de Justiça, promotor de Justiça Francisco Martínez Berdeal; a promotora de Justiça Cláudia Santos Garcia, assessora junto ao Gabinete da procuradora-geral de Justiça; servidores do MPES; e familiares dos empossados.