O senador Fabiano Contarato (PT) tem criticado o Governo do Estado pela “falta de políticas sociais”. Críticas injustas, diga-se de passagem. Em janeiro de 2015, ele assumiu, a convite do então governador Paulo Hartung, o cargo de diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran/ES). Apelidado pela imprensa capixaba de Xerife do Trânsito, Fabiano Fabiano Contarato realizava, assim, um de seus sonhos. Fabiano é delegado de Polícia Civil e, por vários anos, foi o titular da Delegacia de Delitos de Trânsito, onde forjou sua carreira policial.
Fabiano Contarato, que agora diz que “faltam políticas sociais” no Espírito Santo, se incumbiu de destruir uma das mais notáveis e importantes políticas da área social do Estado, que é Projeto Social de Formação, Qualificação e Habilitação Profissional de Condutores de Veículos Automotores (CNH Social). Aliás, a única política social até então implementada no âmbito do setor de trânsito capixaba. O programa CNH Social do Detran, instituído por Renato Casagrande (PSB) em julho de 2011, no seu primeiro ano do primeiro mandato como governador, foi extinto por Fabiano Contarato e por Hartung em abril de 2015, quatro meses depois que o Xerife do Trânsito, ora senador, assumiu a direção do Detran.
Oficialmente, Fabiano Contarato nunca veio a público para explicar o fim do CNH Social durante sua gestão, apesar de ter sido procurado, por meio da então Assessoria de Comunicação do Detran, pelo Blog do Elimar Côrtes. Durante os quatro anos do primeiro mandato de Casagrande, o programa já havia beneficiado mais de 30 mil pessoas em todo o Estado.
No dia 1º de abril de 2015 este Portal de Notícias recebeu a informação sobre o fim do CNH Social na era Contarato/Hartung. Na ocasião, antes de publicar a notícia, mandou perguntas para a Assessoria de Comunicação do Detran, chefiada então pelo jornalista Christiano Mattos. O Blog enviou a seguinte mensagem ao Christiano:
“Sou o jornalista Elimar Côrtes e preciso te fazer uma consulta. É verdade que o Detran (ou o governo) pretende suspender ou acabar com a CNH Social?
Se for verdade, quantas pessoas o CNH Social beneficiou desde que foi criado? Aliás, quando foi criado? Quantas pessoas conseguiram a CNH por meio do programa? Quanto o Estado gasta com cada cidadão que se inscreve para o CNH Social? Quanto o Estado já investiu desde o início do programa? Quantas pessoas em média, por mês, se inscrevem para o CNH Social?”
Até o momento da postagem da reportagem intitulada Fabiano Contarato pode agora acabar com o Programa CHN Social, que já beneficiou mais de 30 mil capixabas carentes, às 8h05 do dia 18 de abril, Fabiano Contarato não havia se manifestado.
O CNH Social foi retomado a partir de janeiro de 2019, quando o criador do programa, Renato Casagrande, assumiu, pela segunda vez, o cargo de governador do Espírito Santo. E observam, leitores, como a política é traiçoeira e gera pessoas ingratas e que faltam com a verdade. No dia 16 de março de 2020, o governador Casagrande promoveu, no Palácio Anchieta, o lançamento do CNH Social/2020. E sabem quem estava lá, com direito a discurso e elogios ao Governo do Estado e tudo mais? Ele mesmo: o senador Fabiano Contarato, que proferiu as seguintes palavras, extraídas de seu site:
“Esse programa é uma vitória de quem mais necessita, devia ser uma política de Estado e não de Governo, pois independentemente de quem está no Governo, o programa devia existir. Que o CNH Social continue sendo um sucesso, criando oportunidades para aqueles que mais precisam”, destacou Fabiano Contarato.
Saiba Mais
No dia 22 de março deste ano, o Detran anunciou a oferta de 10 mil carteiras de motorista no programa CNH Social 2022 para todo o Estado.
Lançado em 2011 pelo governador Renato Casagrande, o programa CNH Social oferece formação, qualificação e habilitação profissional para condutores de veículos com vistas à possibilidade de ingresso no mercado de trabalho.
Relançado em 2019, em quatro anos estão sendo ofertadas 30 mil carteiras de motorista gratuitamente pelo CNH Social, sendo 5 mil vagas em 2019; 7 mil vagas em 2020; 8 mil vagas em 2021 e, finalizando, com 10 mil oportunidades em 2022.
Para dar mais efetividade ao programa, foi implantada a chamada única de suplentes após desclassificação de candidatos, depois de os mesmos não respeitarem prazos estabelecidos no processo de Habilitação.
Também foi dado um foco na capacitação profissional, visando dar oportunidade aos condutores para a inserção no mercado de trabalho e o aumento da empregabilidade. Para isso, o Governo do Estado ampliou a quantidade de vagas voltadas para a Adição de Categoria A ou B (20%), e Mudança de Categoria D ou E (40%), que são as categorias profissionais, ao passo que a primeira habilitação (A ou B) terá 40% das vagas.
Aqueles que tiverem interesse também poderão passar pela Etapa de Capacitação, que disponibiliza Cursos Especializados e atualização para condutores profissionais, visando a capacitar e qualificar os condutores, a fim de profissionalizá-los, aumentando assim a empregabilidade. São ofertados os seguintes Cursos Especializados: Transporte de Produtos Perigosos, Transporte de Escolar, Transporte de Passageiros, Transporte de Carga Indivisível e Transporte de Veículos de Emergência.