O governador Renato Casagrande (PSB) entregou no final da tarde de quinta-feira (12/05) mais uma importante obra para a segurança pública e a população de pelo menos 23 bairros da Capital do Espírito Santo. Trata-se da reforma da sede da 1ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar (Vitória), localizada na Rua Hermes Curry Carneiro, na Ilha de Santa Maria. A unidade atende bairros que vão da região da Vila Rubim até Bento Ferreira. O local funcionará 24 horas por dia, em regime de plantão. Essa é mais uma entrega dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
“Essa é mais uma unidade da Polícia Militar que é reformada. Hoje é a Companhia que fica aqui na Ilha de Santa Maria. Já entregamos a de São Pedro e também estamos fazendo em diversos outros locais do Estado. O Governo investe forte na segurança pública com obras de infraestrutura, adquirindo viaturas, armamentos e coletes balísticos, ampliando o uso da tecnologia, contratando novos profissionais e valorizando o pessoal. Volto a frisar a importância da continuidade de políticas públicas para alcançarmos resultados. Em 2011, o Estado tinha dois mil homicídios por ano e agora temos mil homicídios por ano. Não há que se comemorar, mas nos dá a certeza de que estamos no caminho certo”, afirmou o governador.
“Através da interação com a Polícia Militar, a comunidade se sente segura. Estamos recuperando e reestruturando, fazendo aquilo que deve ser feito para o enfrentamento ao crime”, completou Renato Casagrande.
A sede da 1ª Cia do 1º BPM teve toda a sua área reformada, incluindo a substituição de pisos e esquadrias, manutenção das instalações hidro sanitárias, substituição da estrutura de madeira e do telhado, bem como do revestimento, pintura interna e externa. Foi realizada uma revisão de toda parte elétrica, além de reparos e pintura das grades e portões, melhorias na calçada cidadã e adaptação da unidade para atender às normas de acessibilidade.
O valor da obra foi de R$ 229.200,00. A obra de manutenção contou com a mudança do layout da edificação, reparo da cobertura, pintura interna e externa, reparo geral da rede elétrica e manutenção nas instalações hidráulicas.
A 1ª Cia do 1º BPM é dividida em dois Pelotões. Pertencem ao 1º Pelotão os bairros Forte São João, Romão, Fradinhos, Cruzamento, Jucutuquara, Bairro de Lourdes, Ilha de Santa Maria, Ilha de Monte Belo, Jesus de Nazareth, Nazareth, Consolação, Horto, Bento Ferreira, Jaburu e Floresta. Já o 2º Pelotão contempla os bairros Vila Rubim, Santa Clara, Parque Moscoso, Morro do Moscoso, Piedade, Fonte Grande, Centro e Morro da Capixaba.
Comandada pela capitã Karina de Jesus Bortoluzzi, a 1ª Cia possui um efetivo de 67 policiais militares, que estão distribuídos em escalas conforme planejamento operacional prévio. A reinauguração da 1ª Cia traz honrarias à memória do sargento José de Oliveira Batista, conhecido como Sargento Nino, assassinado a tiros no dia 15 de dezembro de 1996, por traficantes de Gurigica. Sargento Nino residia na Ilha de Santa Maria, onde era uma liderança comunitária e se preparava para se candidatar a vereador por Vitória em 1997. Nino lutou para que a região ganhasse uma unidade da PM, o que aconteceu em 1998. Hoje, com a Companhia restaurada, a comunidade que tanto pediu o retorno da PMES não só em rondas, mas para a base fixa, tem sua solicitação atendida.
O comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Leandro Santa Clara de Menezes, agradeceu o empenho de todos os policiais que atuam na região atendida pela 1ª Companhia e destacou que o grande beneficiário é a comunidade. “A nossa população precisa reconhecer e valorizar o trabalho dos militares. A conclusão desta obra é um anseio da comunidade, que tendo maior proximidade e diálogo com a Polícia Militar, fortalece a sensação de segurança e a confiança no trabalho dos nossos policiais. Além disso, ter um espaço exclusivo para essa interação entre polícia e comunidade garante à população uma atuação mais assertiva na prevenção a crimes e resposta às demandas de segurança locais”, pontuou Menezes.
O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, relembrou todo o processo de reestruturação física que passa a Polícia Militar, proporcionando um ambiente de trabalho mais digno para todos. “Grandes desafios que são superados com planejamento, gestão e execução da Polícia Militar e do Governo do Estado”.
Também estiveram presentes na reinauguração a vice-governadora Jacqueline Moraes; os secretários de Estado coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior (Casa Militar) e Davi Diniz (Casa Civil); o subsecretário de Estado de Gestão Estratégica da Sesp, coronel Reinaldo Brezinski; o diretor do Ciodes, coronel Oberacy Emmerich; os deputados estaduais Alexandre Quintino e José Esmeraldo; o chefe da Delegacia Regional de Vitória, delegado Fabrício Araújo Dutra; além de outras autoridades civis, militares e lideranças comunitárias.
(Fotos: Hélio Filho/Secom e Portal da PMES)