A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) e o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) assinaram o contrato para a realização do Concurso Público para o cargo de Delegado de Polícia. O concurso, muito aguardado por candidatos de todo o País, vai ofertar 40 vagas para delegado, com salário inicial de R$ 12.413,15, mais vantagens. A previsão é de que o edital seja publicado até o final do primeiro semestre deste ano e algumas informações já estão disponíveis nos canais oficiais da PCES.
O concurso para contratação de delegados faz parte de uma série de processos seletivos e está dentro da reestruturação das forças estaduais de segurança pública, reiniciada em janeiro de 2019, com a posse do governador Renato Casagrande (PSB), que retomou com o Programa Estado Presente em Defesa da Vida.
O valor da taxa de inscrição vai ser R$ 113,00 e o processo seletivo será composto de sete etapas: prova de questões objetivas; prova escrita (questões); exames de aptidão física de sanidade física e mental e psicotécnico; prova oral; avaliação de títulos; comprovação do tempo mínimo de prática forense ou atividade policial; sindicância de vida pregressa e curso de formação profissional.
Podem se candidatar brasileiros natos ou naturalizados, que tenham concluído o curso superior de bacharel em Direito e tenham, no mínimo, três anos de prática forense ou de atividade policial, em qualquer instituição de Segurança Pública. O concurso para a função de Delegado de Polícia Civil foi autorizado pelo governador Renato Casagrande no final do ano passado. O delegado-geral da Polícia Civil, José Darcy Arruda, destacou a importância deste concurso para a recomposição do efetivo da corporação.
“Nos últimos quatro anos, temos trabalhado para recompor a Polícia Civil do Espírito Santo. O Governo do Estado convocou duas turmas para preenchimento de diversos cargos, investiu na aquisição de equipamentos, armas e viaturas, reformou unidades policiais já existentes e construiu novas. Agora, temos um concurso para delegado em andamento. Os candidatos devem continuar se preparando e ficar atentos à publicação do edital”, destacou Arruda. Veja vídeo com mais informações do chefe da Polícia Civil.
Em 2018, a Polícia Civil havia publicado edital para realização de concurso para contratação de delegados. No entanto, a nova administração da PCES, ao tomar posse em janeiro de 2019, descobriu indícios de fraudes na contratação da banca e, no dia 20 de março de 2020, publicou a decisão de anular o concurso público, em ato publicado no Diário Oficial do Estado e assinada pelo delegado-geral, José Darcy Arruda.
Foi a pedido do próprio delegado-geral que a Polícia Civil do Espírito Santo investigou todo o processo de abertura do edital, de contratação da empresa organizadora e aplicação das primeiras provas do processo seletivo, e constatou que havia suspeita de fraude. Entre as falhas apontadas, estão erros na contratação da empresa organizadora, na correção das provas e na composição da banca examinadora.
O concurso, que oferecia 33 vagas, com salário inicial de R$ 10.058,56, foi anulado em março, depois de atrair mais de 15 mil candidatos. O certame já havia sido suspenso preventivamente em 2 de janeiro de 2020 após uma recomendação feita pela Defensoria Pública Estadual. De acordo com as investigações, a empresa organizadora foi contratada sem licitação e não apresentou os documentos que comprovassem capacidade técnica para realizar o processo seletivo.