A gestão do governador Renato Casagrande (PSB) é bem avaliada por pelo menos 83% da população do Espírito Santo. É o que revela pesquisa encomendada por A Gazeta ao Instituto Ipec (ex-Ibope) e divulgada nesta quarta-feira (04/05). O índice de 83% é a soma de ‘boa’ (33%), ‘ótima’ (14%) e ‘regular’ (36%). Na segunda-feira (02/05), o mesmo Ipec já havia divulgado pesquisa, apontando vitória de Casagrande no primeiro turno das eleições de outubro, com 50,6% dos votos válidos, enquanto os demais sete candidatos, juntos, e com a soma dos votos nulos e branco, chegariam a 48,2%.
Segundo A Gazeta, 10% dos entrevistados consideram ‘péssima’ a administração do governo, enquanto 5% entendem como ‘ruim’. Outros 2% dos entrevistados não souberam responder. Ainda de acordo com a pesquisa, 59% dos capixabas confiam no governador Renato Casagrande; 37% não confiam e 4% não souberam opinar. Segundo o Ipec, a administração de Casagrande é bem avaliada por todos os seguimentos da sociedade.
Embora seja bem avaliado e apontado em todas as pesquisas de intenções de votos para vencer as eleições de outubro no primeiro turno, o governador Renato Casagrande tem repetido que somente entre este mês de maio e junho vai anunciar se disputará ou não o pleito. Quando questionado para repercutir o resultados das pesquisas, ele afirma que a resposta da população é fruto do sucesso do Governo num todo: “O que está me interessando neste momento é o resultado de Governo e não de questão eleitoral”, resume Casagrande.
A pesquisa contratada pela Rede Gazeta ouviu 608 pessoas entre os dias 28 de abril e 1º de maio. A margem de erro é de quatro pontos para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob o protocolo Nº ES‐07066/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo Nº BR‐03442/202.
