Hoje, 25 de abril, é celebrada Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo. A Festa da Penha, em Vila Velha, tem início tradicionalmente no Domingo de Páscoa e culmina com a Festa da Padroeira, uma das maiores e mais antigas festas marianas do Brasil. O senador dos capixabas Marcos do Val (Podemos) reconhece a importância histórica e religiosa do momento.
“Independente da religião que se tenha é preciso reconhecer o valor desta grande festa que movimenta nossa economia e gera uma energia muito bonita em todo o Estado. A fé é sempre renovadora. A imagem de Nossa Senhora da Penha traz consigo as cores rosa e azul, que inspiraram em 1908 as mesmas cores para a nossa bandeira. Temos hoje uma celebração que é de todos os capixabas”, destaca o parlamentar.
No sábado (23/04), a Romaria dos Homens, também chamada de Romaria das Famílias, reuniu cerca de 800 mil fiéis devotos de Nossa Senhora da Penha, de acordo com a organização da Festa da Penha, maior evento religioso do Estado. São 14 quilômetros de caminhada. Os romeiros deixaram a Catedral de Vitória, rumo ao Parque da Prainha, em Vila Velha, logo depois das 19 horas.
Nesta segunda-feira, milhares de devotos de Nossa Senhora da Penha se reuniram no Parque da Prainha para acompanhar a missa de encerramento da Festa da Penha. Ao longo dos últimos nove dias, os fiéis prestaram suas homenagens e agradeceram a proteção da santa, também conhecida como Nossa Senhora das Alegrias.