O Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES) realiza o 1º Seminário Nacional de Perícia em Incêndios. O evento, que começou às 9 horas desta quarta-feira (23/03), vai até sexta-feira (25/03), em Vitória. Tem o apoio da Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública, neste que é o primeiro e maior evento de perícia em incêndios e explosões da América do Sul. A ação é promovida em parceria com o Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (Ligabom), por meio do CBMES. As palestras ocorrem no Hotel Senac Ilha do Boi, em Vitória.
“O evento possibilita o aprimoramento das atividades referentes à segurança contra incêndio desenvolvidas pelos Corpos de Bombeiros Militares, especificamente, no que se refere à investigação e pesquisa de incêndio, área fundamental para o progresso das ações de prevenção destinadas a salvar vidas, evitar danos patrimoniais e proteger o meio ambiente”, afirma a secretária de Gestão e Ensino em Segurança Pública do Ministério, Ana Cristina Melo Santiago.
Outros temas de interesse para profissionais dos Corpos de Bombeiros Militares e peritos de outras corporações também serão abordados. Na ocasião, também ocorrerá a formatura de 60 novos peritos de incêndio do curso oferecido pelo CBMES.
O 1º Seminário Nacional de Perícia em Incêndios espera contar com a presença de 160 profissionais de todo o País. O objetivo é fomentar o desenvolvimento da atividade por meio do compartilhamento de informação, de ideias e integração profissional entre os investigadores de incêndio do Brasil e de outros países. O momento também será uma oportunidade para apresentar os artigos científicos do Curso de Especialização em Perícia de Incêndio e Explosão, promovido pela Segen.
O SENAPI possibilitará o aprimoramento das atividades referentes à segurança contra incêndio desenvolvidas pelos Corpos de Bombeiros, especificamente no que se refere à Investigação e Pesquisa de Incêndio, área fundamental para o progresso das ações de Prevenção destinadas a salvar vidas, evitar danos patrimoniais e proteger o meio ambiente.
O Seminário contará ainda com o apoio da International Association of Arson Investigators (IAAI), órgão internacional que capacita e certifica peritos em incêndio de todo o mundo e a ABINVI – Associação Brasileira de Investigadores de Incêndio que contempla o Capitulo 80 (Sucursal Brasileira da IAAI).
“Esse será um fórum de compartilhamento de conhecimento sobre a perícia de incêndio. O seminário está sendo ministrado por palestrantes do Brasil, Estados Unidos, México e Argentina, que irão abordar casos emblemáticos e históricos de incêndios como o que ocorreu na Boate Kiss, no Rio Grande do Sul; no Museu Nacional, no Rio de Janeiro; no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo; o CT do Flamengo; além do World Trade Center, nos EUA. São palestras de pessoas que trabalharam como peritos nesses locais e que vão repassar o network. Há ainda a tentativa de estabelecer um parâmetro nacional para essa atividade, para que os Estados possam se desenvolver no tema”, afirmou o tenente-coronel Scharlyston Martins de Paiva, que é comandante do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros (Vitória) e presidente do Comitê Nacional de Perícia de Incêndio da Ligabom.