O presidente Estadual do PSD, deputado federal Neucimar Fraga, disse na manhã desta segunda-feira (21/03) que não tem rejeição a nenhum dos pré-candidatos ao governo do Espírito Santo. No entanto, ressaltou que sua simpatia é pela reeleição do governador Renato Casagrande (PSB) e que não abre mão de caminhar ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL). A declaração foi dada ao Blog do Elimar Côrtes durante evento na Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaquari, em Cariacica, que marcou o início da aplicação da quarta dose da vacina contra a Covid/19 em pessoas acima de 60 anos de idade. Casagrande e o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União).
Neucimar Fraga explicou que a prioridade do PSD no Estado é formar chapas fortes para disputar vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Entretanto, salientou que existem tratativas feitas pela Executiva Nacional do partido, que tem à frente o ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, de filiar o ex-governador capixaba Paulo Hartung.
Uma vez filiado, segundo Neucimar, Hartung decidirá se disputará a vaga ao Senado pelo Espírito Santo ou uma provável vice-presidência da República numa chapa que seria encabeçada pelo governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite – que ainda está no PSDB. Existe também a chance de Hartung disputar o cargo de Presidente do Brasil, pelo mesmo PSD, caso Eduardo Leite recuse o convite de Kassab.
Neucimar Fraga esclareceu ainda que dois nomes se apresentaram ao PSD como pré-candidatos ao governo do Estado: o atual prefeito de Linhares, Guerino Zanon, que está de saída do MDB, e o atual superintendente Regional da Polícia Federal no Estado, delegado Eugênio Ricas. Segundo o deputado federal, Guerino e Ricas disputam o mesmo espaço. Aquele que for preterido pelo partido, sairia como candidato ao Senado, caso, de fato, Paulo Hartung opte por disputar a majoritária nacional.
Neucimar Fraga deixa claro, porém, que tem uma “afinidade” com o governador Renato Casagrande e com a maioria dos políticos e que pode até deixar o PSD caso o partido lance candidatura própria para Presidente da República, como é o desejo de Gilberto Kassab:
“Tenho boa relação com todos os atores que colocaram seus nomes como pré-candidatos ao governo do Estado – além de Ricas e Guerino, há ainda o presidente da Assembleia Legislativa, Erick Musso, e o ex-prefeito da Serra Audifax Barcelos. No momento certo vou definir com quem estarei. Uma coisa é certa: eu só ficarei num partido que esteja ao lado do presidente Jair Bolsonaro. Quanto ao Espírito Santo, não tenho rejeição a nenhum dos nomes colocados até agora como pré-candidatos, mas vejo com simpatia a reeleição do governador Casagrande”, assegurou Neucimar Fraga.
No dia 10 deste mês, o delegado federal Eugênio Ricas, em entrevista à imprensa, admitiu a possibilidade de disputar o governo do Estado e que estaria se filiando ao PSD. Ele vem realizando reuniões com diversas lideranças políticas para falar de sua intenção de entrar no páreo e pedir conselhos e orientações. A alguns, Eugênio Ricas tem informado que há pelo menos três meses teria encaminhado ofício à Direção Nacional da Polícia Federal solicitando saída do cargo de superintendente da PF para se dedicar à futura campanha. A exoneração, no entanto, ainda não foi pulicada.