O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) promove a solenidade de assinatura do termo de compromisso com a empresa TM3 Capital, selecionada por meio da Chamada Pública para gerir o Fundo de Investimento em Participação (FIP), vinculado ao Fundo Soberano do Governo do Estado. A assinatura será no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, nesta sexta-feira (18/03), às 8h30, com a presença de representantes do ecossistema de inovação, da indústria e de entidades ligadas ao fomento econômico capixaba.
A empresa TM3 Capital será a responsável por estruturar o FIP Funses 01, um fundo na modalidade venture capital multiestratégia. Esse fundo será um dos maiores da categoria no País, com aporte inicial de R$ 250 milhões. A gestora de venture capital terá um papel importante no processo de gestão e seleção das empresas que vão receber os recursos, sendo responsável pela prospecção, análise, valoração, negociação, investimento, aceleração e desinvestimento.
O diretor-presidente do Bandes, Munir Abud de Oliveira, destacou que a criação de um FIP vinculado ao Fundo Soberano permite a potencialização de novos investimentos no Estado. “A assinatura formaliza um processo conduzido pelo banco que vai contribuir para o fomento do ambiente de negócios capixabas. A iniciativa é estratégica na gestão pública e está na vanguarda das políticas de desenvolvimento, aliando progresso econômico com responsabilidade social”.
Munir Abud ressaltou ainda que o novo fundo vai permitir, a partir do investimento de receitas provenientes da indústria do petróleo e do gás natural, buscar a atração de novos negócios, com geração de emprego e renda para população. “Nossa expectativa é criar condições para que o nosso Estado fomente um ecossistema de inovação forte, um ‘vale do Silício’ capixaba”, frisou o gestor do Bandes.
O Fip Funses 01 pretende acelerar até 500 empresas em 5 anos e investir em, aproximadamente, 100 empresas por todos os estágios da jornada de desenvolvimento, no mesmo período.
Com vasta experiência na gestão de venture capital, a TM3 Capital vai trabalhar no Espírito Santo, em conjunto com a empresa ACE, que atuará como aceleradora de startups no mercado capixaba. A ACE tem o papel de desenvolver as startups e empresas de base tecnológica, auxiliando-as para tornar seus modelos de negócios consolidados e apta a receber aportes do FIP.
O Fundo tem uma tese multiestratégia e investirá, preferencialmente, nos setores de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC); Nanotecnologia; Varejo e Comércio Eletrônico; Economia Criativa, Serviços Financeiros; Economia Digital; Educação; Saúde e Ciências da Vida; Energias Renováveis; Químico e Materiais; Meio Ambiente; Agronegócio; Metalmecânico; Transporte; Logística; Rochas Ornamentais; Economia do Turismo e Lazer; Madeira e Móveis; e Confecção Têxtil e Calcados