Promover a educação ambiental e formar estudantes conscientes com a preservação ambiental. Esses são os objetivos de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme), por meio da Comissão de Educação Ambiental (Cease) e o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), por meio do Programa Educacional de Formação de Agentes Ambientais Sustentáveis (Proefas).
Com início na segunda-feira (14/03), aproximadamente 100 estudantes do 5º ano participam das atividades. Em Vitória, participam as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Suzete Cuendet, em Maruípe, e Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth.
Serão quatro encontros presenciais nas escolas, em que serão trabalhados temas como: preservação da água, fauna, flora e descarte correto de resíduos sólidos. Após a conclusão da parte teórica, haverá uma aula de campo para que os estudantes entendam na prática os conhecimentos adquiridos.
Por fim, uma solenidade marcará a formatura dos estudantes como agentes ambientais sustentáveis, em data a definir.
Educação Ambiental
Professora referência de Ciências da Natureza da Gerência de Formação e Desenvolvimento Educacional (GFDE) da Seme e membro da Cease, Georgia Abreu, explica a importância da ação como estratégia de promoção da educação ambiental.
“É de suma importância que a escola participante entenda o papel fundamental da mobilização geral quanto aos temas aplicados pelo programa, dando autonomia, liberdade e apoio aos estudantes para que se tornem efetivos canais multiplicadores das informações aprendidas em sala de aula a toda escola e comunidade ao qual se inserem”, explicou.
Programa Educacional de Formação de Agentes Ambientais Sustentáveis
Como será: quatro encontros de 55 minutos na escola, mais aula de campo e a formatura
Quem participa: estudantes do 5º ano das Emef Suzete Cuendet, em Maruípe, e Edna de Mattos Siqueira Gaudio, em Jesus de Nazareth
Programação
- 14/03: tema Água
- 28/03: tema Flora
- 11/04: tema Fauna
- 27/04: tema Resíduo Sólido
- Maio: formatura