O governador Renato Casagrande (PSB) convocou a diretoria da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan) para uma reunião de emergência, na tarde deste sábado (05/03), no Palácio Anchieta. Casagrande mudou o direcionamento ‘equivocado’ de investimentos da empresa e colocou frente à frente dirigentes da Cesan e lideranças comunitárias dos bairros da Grande São Pedro, em Vitória, que sofrem há uma semana com falta de água. O governador agradeceu a ajuda da comunidade de São Pedro e a direção da Cesan pediu desculpas e reconheceu as falhas em seu sistema de abastecimento e apresentou as providências que serão tomadas para solucionar de vez de problema.
“Registro o agradecimento à comunidade de São Pedro pela forma como vem nos ajudando. Desde o último domingo a região sofre com o desabastecimento de água e os líderes comunitários têm atuando de forma muito forte para nos ajudar na solução do problema”, disse o governador.
Renato Casagrande informou também, durante a reunião, que a Cesan fará um redirecionamento de investimentos, corrigindo, assim, um erro que vinha cometendo. Segundo ele, investimento que não estava previsto pela empresa na Região da Grande São Pedro será reavaliado e direcionado para aqueles bairros. “Os problemas enfrentados neste Carnaval – desabastecimento de água – mostraram um equívoco no planejamento”, frisou o governador.
Casagrande acrescentou que a Cesan vai instalar escritório em São Pedro para atender ao população local. Segundo ele, a Companhia vai solicitar à Agência de Regulação de Serviços Públicos do Espírito Santo (Arsp) autorização para deixar de cobrar, no mês de março, a tarifa fixa dos moradores prejudicados com a falta de água.
Na reunião no Palácio Anchieta, o diretor-presidente em exercício da Cesan, Weydson Ferreira, também pediu desculpas pelos transtornos gerados e agradeceu a parceria das lideranças comunitárias. Na oportunidade, o governador Renato Casagrande anunciou novos investimentos da Companhia para melhorar o sistema de distribuição de água na Grande São Pedro, além de medidas comerciais para mitigar os impactos do episódio.
Entre os investimentos, estão a execução de uma nova adutora de água tratada, bem como a reavaliação dos conjuntos de motobombas das elevatórias/boosters existentes e da capacidade de bombeamento da Elevatória/Reservatório Pedreira.
As medidas visam ampliar o abastecimento e bombeamento de águas para os bairros que compõem o Setor Pedreira, que abrange os bairros de Bela Vista, Santa Tereza, Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio, Inhanguetá, Estrelinha, Universitário, Grande Vitória, São Pedro, Comdusa, Santos Reis, São José, Ilha das Caieiras, Santo André, Redenção, Morro da Comdusa, Nova Palestina I, Nova Palestina II e Conquista.
Foram anunciadas as seguintes medidas comerciais: isenção da parcela fixa da tarifa na próxima fatura, a realização de um mutirão de atendimento na região para o recebimento das demandas de ressarcimento dos clientes da comunidade e a suspensão dos cortes no fornecimento de água para os clientes da região até a regularização do abastecimento. Carros-pipas também serão mantidos na região.
(Fotos: Hélio Filho/Secom)