Apontada como a Madrinha do Ifes, a senadora Rose de Freitas (MDB) conseguiu mais duas conquistas para importantes para o Espírito Santo: a instalação dos campi do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) nos municípios de Laranja da Terra, na Região Serrana, e em Pedro Canário, no extremo Norte capixaba. Para isso, Rose estará trazendo de novo ao Estado o ministro da Educação, Milton Ribeiro, que lançará na sexta-feira (18/02) a pedra fundamental das duas unidades. Trata-se, segundo a senadora, mais uma iniciativa para ampliar no Estado o acesso à educação profissional de qualidade, uma das prioridades do seu mandato.
A solenidade em Laranja da Terra ocorrerá na Praça Municipal Carlos Tesch, a partir das 8h30. E o evento em Pedro Canário será na rua São Rafael, no bairro Colina, às 15h30. Os dois eventos contarão também com a presença do governador Renato Casagrande (PSB).
O lançamento da pedra fundamental dos campi de Laranja da Terra e Pedro Canário ocorre apenas duas semanas após a assinatura do acordo que oficializou o início das aulas, no próximo mês, da unidade de Presidente Kennedy, outra conquista de Rose junto ao Ministério da Educação.
O início da concretização dos novos campi foi possível graças a negociações da senadora capixaba que permitiram a destinação de R$ 29 milhões no orçamento do MEC deste ano para a instalação dos institutos.
Com as duas novas unidades, o Ifes passará a ter 25 campi. “Estaremos, dessa forma, disseminando a educação profissional no Espírito Santo, um fator fundamental não só para o desenvolvimento e geração de renda, como igualmente para a construção da cidadania”, enfatizou Rose de Freitas.
O Ifes oferece uma centena de cursos técnicos, 60 cursos de graduação e 10 especializações a cerca de 36 mil alunos.
IFES de Presidente Kennedy inicia aulas em março
Iniciativa da senadora Rose de Freitas, após anos de persistência junto ao Ministério da Educação, o campus do Ifes no município de Presidente Kennedy inicia as aulas em março próximo. O anúncio foi feito no dia 3 deste mês, em Vitoria, durante a assinatura do termo de cooperação técnica entre o instituto e a prefeitura do município para o uso provisório das instalações da escola municipal da Praia de Marobá e cessão do terreno pela prefeitura para a construção do campus definitivo.
O campus de Presidente Kennedy, o 23º do Ifes, absorverá estudantes de sete outros municípios – Alfredo Chaves, Anchieta, Rio Novo do Sul, Iconha, Piúma, Itapemirim e Marataízes – promovendo educação profissional de excelência no sul capixaba.
Com 40 professores e 800 alunos quando estiver em pleno funcionamento, o IFES de Presidente Kennedy irá oferecer mão de obra qualificada para o Porto Central, um dos maiores projetos de infraestrutura da América Latina, e para os empreendimentos decorrentes das novas ferrovias a serem instaladas no Estado.
Rose destacou, na rápida cerimônia da assinatura, que o novo campus oferecerá emprego de qualidade para a juventude do sul capixaba, que, sem o Ifes, seria ocupado por profissionais de outros estados e até do exterior.
“O campus do litoral sul é estratégico para gerar renda e desenvolvimento”, assinalou ela.
“Esse é um momento histórico para Presidente Kennedy. Você é a mãe, a madrinha, é tudo desse Ifes, senadora Rose. A senhora agarrou a causa e não deixou a peteca cair”, proclamou o prefeito do município, Dorlei Fontão.
O reitor do Ifes, Jadir Pela, enfatizou o “incansável esforço” da senadora capixaba pela instalação do novo campus. O pró-reitor de desenvolvimento institucional do Ifes, Luciano Toledo, sublinhou, por sua vez, como “visionário”, o esforço de Rose, na medida em que irá atender a grande demanda de mão de obra qualificada pelo Porto Central.