Policiais militares do Espírito Santo já estão se movimentando e se articulando para apresentar seus nomes a partidos políticos visando a disputa das eleições de outubro deste ano. Passos já foram dados nesse sentido e outro vai ser dado no sábado (12/02), quando o Projeto Político Militar se reunirá, a partir das 10 horas, na sede da Aspomires, em Beto Ferreira, Vitória, para traçar normas para a realização de um plebiscito, em março, quando a categoria escolherá nomes para disputar o pleito.
O Projeto Político Militar, criado em 2002, possui uma diretoria, composta por representantes da Aspomires, Associação de Cabos e Soldados da PM e do Corpo de Bombeiros (ACS/ES), Associação dos Subtenentes e Sargentos da PM e dos Bombeiros (Asses) e da Associação dos Bombeiros Militares (ABMES). Atual coordenador do ‘Projeto’ e 1º Secretário da ACS/ES, cabo Nilton Ferreira Goes informa que a reunião de sábado é com os pré-candidatos e demais militares, sejam da ativa ou da reserva ou reformados, para organizar o plebiscito: “Queremos ampliar a participação democrática dos militares estaduais na disputa eleitoral. Temos duas cadeiras na Assembleia Legislativa – deputados Coronel Alexandre Quintino e Capitão Assumção – e pretendemos ampliar esse número”, disse cabo Goes.
Diversos nomes têm surgido como pré-candidatos na disputa por cadeiras na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. Alguns confirmam ser candidatos; outros, no entanto, ainda dizem estudar a situação. Além de Assumção e Quintino, outro militar que está ocupando cargos eletivos, desde 2007, é o cabo da Reserva Remunerada Josias da Vitória. Iniciou a trajetória política anos antes como vice-presidente da ACS/ES. Em 2006, foi eleito deputado estadual com apoio do Projeto Político Militar. Cumpriu três mandatos consecutivos na Ales e, hoje, é deputado federal e líder da bancada capixaba no Congresso Nacional. Da Vitória tem se colocado como pré-candidato ao Senado, enquanto Quintino e Assumção vão disputar a reeleição.
Outros nomes colocados no tabuleiro eleitoral são os tenente-coronel CB Carlos Wagner Borges; o tenente-coronel PM Carlos Alberto Foresti; o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho; o tenente CB Sérgio de Assis Lopes, o ex-vereador Max Daibert de Castro Sales, o Cabo Max (Viana); e o presidente da ACS/ES, cabo PM Jackson Eugênio Silote.