Pré-candidato ao governo do Espírito Santo, Audifax Barcelos (Rede), ex-prefeito da Serra, escolheu bater logo naquele que é um dos mais populares políticos do Estado, o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio. E se deu mal. Euclério reagiu com veemência e, em entrevista concedida na manhã desta quinta-feira (10/02), disse, sem citar o nome de Audifax, que o “ex-prefeito, num ato de desespero, está mentindo” quando ataca o povo cariaciquense.
“É triste ver o desespero de um político que, em baixa nas pesquisas de intenção de votos para o governo do Estado, tenta se levantar praticando o exercício da mentira e enganação. Como pode um sujeito assim pedir votos aqui em Cariacica e em qualquer outra cidade do Estado com mentiras?”, questiona Euclério Sampaio, bem antes das 7 horas desta manhã, em seu gabinete na sede da Prefeitura de Cariacica, no Trevo de Alto Laje.
Em entrevista esta semana a um programa da Rede TV, Audifax Barcelos deu informações erradas ao apresentador. Ele disse que a Prefeitura de Cariacica está “construindo uma praia artificial” no município, o que não é verdade. “Cariacica não tem sequer um hospital público, mas vai construir uma praia artificial, que ninguém vai poder usar, com dinheiro público. Dinheiro público tem que ser usado com responsabilidade. A população de Cariacica, quando precisa ir ao médico, vai para a Serra, Vitória ou Vila Velha. Eu sei usar dinheiro público. Sei botar a equipe para trabalhar”, disse Audifax Barcelos.
No dia 25 de janeiro deste ano, a Prefeitura assinou a Ordem de Serviço para o início das obras de construção da Nova Orla de Cariacica, em Porto de Santana. Trata-se de investimento que vai beneficiar toda a população da cidade, movimentando a economia local, gerando empregos e atraindo investimentos para o município. Quem ler o edital para a contratação da obra, vai ver que em momento algum fala-se na “construção de praia artificial”, como alega Audifax Barcelos. A orla terá: quiosques/restaurantes e banheiros modernos e amplos, ambientalmente sustentáveis, com alimentação por energia solar, que possibilitará economia de energia elétrica necessária ao funcionamento das instalações; Iluminação pública com lâmpadas de LED com placas solares, de alta eficiência, garantindo mais economia para a cidade e mais modernidade e sustentabilidade ao empreendimento; Estacionamentos, ciclovia, calçadão, deques, espaços para a prática de exercícios físicos; Implantação de atracadouro que dará apoio aos pescadores, feito em estruturas de concreto flutuante que se movimentarão de acordo com o nível da maré; Preservação da riqueza vegetal do manguezal, com construção conectada com a paisagem. Os deques contornarão a vegetação.
“Ele não conhece Cariacica. Temos aqui três PAs (Pronto de Atendimento de Saúde), uma Unidade de Pronto Atendimento. Passamos de 21 para 90 equipes de Saúde da Família. Jamais falamos em construir praia artificial em Cariacica. Falamos de orla, como existe em Vitória, na Serra e em Vila Velha”, disse Euclério Sampaio.
Ele aponta “outra mentira” de Audifax Barcelos. Lembra que Cariacica possui convênio com o Hospital São João Batista, localizado também no Trevo de Alto Laje, que foi transformado em filantrópico e atende pacientes do SUS, recebendo repasses do Governo do Estado e do Município. Além disso, Euclério Sampaio ressalta que o Hospital Geral de Cariacica, localizado à margem da Rodovia Aloísio Santos (Leste/Oeste), no bairro Campo Belo, está em fase adiantada de conclusão. A unidade terá capacidade para atender até 128 mil pessoas e é construído pelo Governo do Estado, por determinação do governador Renato Casagrande (PSB).
Ainda sem citar o nome de Audifax Barcelos, Euclério Sampaio lembra que o atual prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), encontrou falhas graves que resultaram em desorganização administrativa e desequilíbrio financeiro no Instituto de Previdência da Serra (IPS). Técnicos das áreas financeira, administrativa e jurídica do IPS se uniram em uma verdadeira operação de resgate e identificaram que a ausência de repasses do Município deixou déficit atualizado de R$ 334 milhões no caixa do Instituto, o que pode levar o IPS ao colapso em apenas seis anos. O déficit foi deixado pela administração anterior, do então prefeito Audifax Barcelos:
“Como um sujeito que deixou a Previdência dos servidores da Serra quebrada quer ser governador do Espírito Santo? Ele tem que se preocupar é em dizer onde deixou o dinheiro do Hospital Materno Infantil da Serra, que, mesmo sem ter equipamentos, ficou devendo mais de R$ 13 milhões. Ele tem é que explicar onde foi parar a areia do ‘engordamento’ da Praia de Manguinhos”, provoca Euclério Sampaio.
Para Euclério Sampaio, Audifax Barcelos “mente” por conta do desespero de ter seu nome muito mal avaliado em pesquisa de intenções de voto para a disputa ao cargo de governador do Estado. De acordo com pesquisa feita pela MPE Consultoria, o governador Renato Casagrande é favorito para vencer o pleito de 2022, caso decida se candidatar à reeleição. A pesquisa apontou ainda que a gestão de Casagrande tem saldo positivo para 80% dos capixabas.
De acordo com o resultado, 31,11% dos pesquisados responderam que votariam no atual governador Renato Casagrande. O socialista obteve mais do que a soma dos outros 10 nomes apresentados, que, juntos, somaram 29,04% pontos. Nesta toada, Casagrande venceria no primeiro turno. Audifax aparece com apenas 3,78%, estando atrás de outros possíveis candidatos, como o senador Fabiano Contarato (6,96%); o ex-prefeito de Colatina Sérgio Meneguelli (5,41); o ex-deputado federal Carlos Manato (4,15).
“Ele mente porque está lá atrás nas pesquisas. Ele também construiu três orlas na Serra – Juruá, Jacúnem e Carapebus –, todas poluídas. Por isso, deu entrevista com desinformações, mostrando estar fora da realidade de Cariacica”, disse Euclério.
Segundo ele, Audifax Barcelos não tem nenhum poder político em Cariacica. Por duas vezes, o ex-prefeito da Serra tentou se reunir com os vereadores, na Câmara Municipal Cariaciquense. Nas duas oportunidades não apareceu nenhum parlamentar: “A diferença entre eu e esse sujeito é que eu tenho história de vida e, ele, tem folha corrida. Basta fazer uma pesquisa no Portal do Tribunal de Justiça para ver a quantidade de Ações de Improbidade Administrativa que ele responde”, pontuou Euclério Sampaio.