As Secretarias de Defesa Social, Políticas Públicas para Mulheres e Assistência Social se reuniram, nesta segunda-feira (07/02), para integrar as ações e aglutinar os dados sobre locais mais sensíveis à violência e que resultam em mais casos, demandando assim maior atenção do poder público na Serra. O objetivo é trabalhar em conjunto para reduzir ainda mais os números.
Desde 2021, a Secretaria de Defesa Social trabalha com o Observatório de Segurança, que copila dados da segurança no município e os analisa para responder da melhor forma possível. A partir de agora, estes dados serão também compartilhados com as Secretarias de Assistência Social e Políticas Públicas para as Mulheres.
“Precisamos trabalhar mais em conjunto. Com o compartilhamento de informações, as secretarias poderão trabalhar estratégias para ofertar serviços às regiões que mais precisam. O objetivo é fazer essa informação circular mais rápido e, assim, agir também com mais celeridade”, disse o subsecretário de Defesa Social da Serra, Alessandro Darós.
Secretária de Assistência Social da Serra, Cláudia Silva falou da importância de fazer ações preventivas. “Em muitos casos as denúncias não chegam porque as pessoas têm medo. Então, em posse dos dados, podemos também fazer ações preventivas, principalmente de conscientização contra agressão doméstica, para evitar os casos”, declarou.
Já para a secretária de Políticas Públicas para Mulheres, Lilian Mota, a integração das secretarias aumenta a assertividade das ações. “A importância da integração das Pastas de Política para Mulheres com a Assistência Social e a Defesa Social para o trato da violência contra mulher reforça o compromisso da gestão do prefeito Sérgio Vidigal com a efetivação de políticas públicas integradas em nosso município”, disse.
Após este primeiro encontro, grupos técnicos serão formados para que o desenvolvimento dos projetos integrados das secretarias seja iniciado.
Números comprovam redução da criminalidade na Serra
A Prefeitura da Serra fechou 2021 com o menor número de homicídios de sua série histórica. Com 138 mortes entre janeiro e dezembro de 2021, a taxa ficou em 25.7 para cada 100 mil habitantes, bem inferior à média estadual. Comparando 2020 e 2021, a redução de homicídios dolosos na Serra foi de 14,3%. Uma redução maior que a da Região Metropolitana da Grande Vitória. Na última década, o município reduziu esse número para mais da metade. De modo preciso, uma redução de 63,5%.
Serra apresentou também uma redução de 42,9% do número de assassinatos e mulheres entre 2020 e 2021. Em termos absolutos foram oito homicídios de mulheres a menos que 2021. A redução da Serra foi superior à da Grande Vitória, que no mesmo período foi de 34,8%.
O prefeito Sérgio Vidigal parabenizou os servidores responsáveis por reduzir essa marca histórica e o secretário de Defesa Social da Serra, Fabrício Dutra, disse que os bons números são resultado do trabalho de toda equipe.
“O contínuo trabalho das polícias Militar e Civil no nosso município com o apoio que, quando necessário, a prefeitura da Serra realiza por meio da secretaria de Defesa Social são essenciais. Temos a Guarda Municipal com seus agentes em trabalho diário no policiamento preventivo e comunitário, agentes de trânsito realizando blitzen, videomonitoramento na cidade e outros setores como limpeza urbana e iluminação pública que ajudam a reduzir os índices no município”, declarou.
(Com informações e foto, do Portal da PMS)