Um marco histórico para a população de Cariacica. Na sexta-feira (24/12) aconteceu a cerimônia de formatura da primeira turma da Guarda Municipal de Cariacica (GMC), realizada em frente à Prefeitura de Cariacica, na Praça dos Três Poderes, em Alto Laje. Um verdadeiro presente de Natal para os moradores. Os agentes já começaram a trabalhar:
“Hoje, a festa é da população de Cariacica, que recebe homens e mulheres dignos, capazes e prontos para ajudar a comunidade. Segurança se faz com união e integridade, e isso, agora, será possível com todos os municípios que possuem Guarda Municipal. Como promessa de governo, o compromisso foi cumprido”, afirmou o prefeito Euclério Sampaio.
O secretário de Defesa Social de Cariacica, Claudio Victor, destacou a importância dos novos guardas municipais para a população.
“Conseguimos tirar a Guarda Municipal de Cariacica do papel. Os agentes terão importância fundamental para a população e, com essa formação, nossa secretaria está completa. Hoje, os alunos se transformam em agentes formados para assumirem as atividades de Segurança Pública. Missão dada, missão cumprida”, ressaltou o secretário de Defesa Social de Cariacica, Claudio Victor.
O subsecretário da Guarda Municipal de Cariacica, Fábio Barbosa da Fonseca, escolhido paraninfo da turma, disse estar muito orgulhoso dos novos guardas. “É um grande sonho que se torna realidade. A Guarda Municipal de Cariacica é uma das entregas mais importantes da gestão. Um trabalho de muitas mãos. Fiquei muito feliz e honrado quando soube que seria o paraninfo dos agentes. Acompanho vocês desde o concurso e todos são mais que merecedores por chegarem até aqui”.
A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, como o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini; o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho; o deputado federal Evair de Melo; o subsecretário da Guarda Municipal de Cariacica, Fábio Barbosa da Fonseca; o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Viana, Thiago Hemerly, secretários municipais, vereadores da cidade, familiares e amigos dos novos agentes.
“Segurança Pública não se faz com vaidades. Se faz com ética, respeito e dedicação. E isso não é uma tarefa fácil. A gente precisa discutir sempre essas questões. A entrega da Guarda Municipal de Cariacica para a sociedade mostra o compromisso do prefeito Euclério com a segurança. Agora, todos os grandes municípios da Região Metropolitana de Vitória têm profissionais qualificados e aperfeiçoados”, frisou o secretário Alexandre Ramalho.
“Quero dar os parabéns a todos os envolvidos por essa conquista, por investir em uma força de segurança que, na verdade, é um patrimônio do município. Cuidar da comunidade, fazê-la se sentir segura. Vocês receberam essa missão. Honrem essa farda”, ressaltou o chefe da Delegacia da Polícia Rodoviária Federal de Viana, Thiago Hemerly.
Parceria
O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou a parceria das prefeituras em prol da segurança da Região Metropolitana. “Recebi o pedido do prefeito Euclério Sampaio para ajudar a montar a Guarda Municipal de Cariacica com o apoio dos nossos agentes de Vitória e prontamente o atendi. Cariacica vai ter uma Guarda Municipal aprimorada, bem preparada e de valores sólidos para a sociedade”.
O deputado federal Evair de Melo destacou a importância da Guarda Municipal de Cariacica para o Espírito Santo. “Os agentes da Guarda Municipal de Cariacica assumem essa grande responsabilidade. Uma boa e eficiente equipe, além de ser importante para o município é, importante, também, para o Estado, pois muitas pessoas passam por Cariacica.”
“Esse dia é histórico. Hoje eu parabenizo o prefeito Euclério Sampaio, que em um ano fez uma das entregas mais importantes para o município e para os moradores da cidade”, afirmou o vereador Sérgio Camilo.
Guarda Municipal de Cariacica
A Guarda Municipal de Cariacica será coordenada pela Secretaria Municipal de Defesa Social (Semdefes) e vai contar com 47 agentes aprovados em concurso público. Para desenvolver suas funções eles utilizarão coletes à prova de balas, pistolas de choque, 60 pistolas .40, 10 carabinas .40 e 20 espingardas calibre 12, armas doadas pela Polícia Civil. Em breve eles atuarão nas ruas da cidade em pontos estrategicamente demarcados.
Os guardas realizaram o Curso Intensivo de Formação e Capacidade Física, iniciado em junho. Foram 852 horas divididas em cinco meses de estudos que contemplaram aulas teóricas e práticas. A formação dos alunos foi orientada pela Guarda Municipal de Vitória, que possui 17 anos de atuação na capital do Estado e já formou outras guardas da Região Metropolitana.
Os agentes estudaram sobre Ética, Direitos Humanos e Cidadania, Legislação, Noções Básicas de Primeiros Socorros, a Concepção de Guarda Comunitária, Noções da Sociologia da Violência, o Papel dos Movimentos Sociais na Sociedade, Defesa Pessoal, Noções de Língua Portuguesa, Saúde do Trabalhador, palestras, debates, aulas práticas de tiro e simulações de blitze.
Agentes comemoram a formatura e o início da jornada de proteção à população
Os 47 integrantes da Guarda Municipal de Cariacica venceram mais de 11 mil inscritos em concurso, se dedicaram, estudaram, perderam noites de sono e passaram por várias etapas no curso de formação até chegarem ao momento de iniciar a jornada pela proteção e segurança da população do município.
Os novos guardas municipais receberam do prefeito Euclério Sampaio a autorização para começar a atuar no município. A oradora da turma, Emília Pereira de Caxias, destacou em seu discurso que o desafio que agora enfrentam exige muita paixão.
“Assim que começamos nossa formação percebemos que a segurança pública é um trabalho que exige paixão. Estamos aqui porque desenvolvemos o dom e o talento de cuidar do próximo, de zelar pela vida e pelo patrimônio. Somos unidos na mesma força e no mesmo objetivo de servir e proteger”, disse a oradora em seu discurso.
Essa paixão e esse dom são compartilhadas pelo guarda municipal George Bernardo Correa, o aluno nota 10 do curso de formação e “Xerife” da turma. “Chegar a este momento hoje é uma conquista pessoal e profissional. Nossa atuação em Cariacica será em benefício da segurança de toda a população”.
A presença feminina é destaque na Nova Guarda Municipal de Cariacica. Dos 47 agentes formados, 16 são mulheres. A formanda Lorrayne Oliveira Freitas falou sobre a honra de fazer parte da nova corporação. “As mulheres estão ocupando cada vez mais seu espaço na sociedade. É com muita honra e com muito mérito que estou aqui hoje assumindo essa vaga de guarda municipal feminina de Cariacica”.
Famílias
Os formandos contaram com a presença de seus familiares durante a cerimônia de formatura. Em um dos momentos mais emocionantes, os padrinhos e madrinhas dos novos guardas municipais entregaram as boinas do uniforme, que foram substituídas pelos bonés usados durante o curso.
“É um momento único esse que estamos vivendo e é muito bom ter a oportunidade de vivenciar isso com a presença de nossas famílias para comemorar esta vitória”, comemora Lucas Pereira.
E os familiares não esconderam a emoção de estarem presentes neste momento. Leonardo de Carvalho Javarini, tio do agente Eduardo, disse estar orgulhoso da conquista do sobrinho. “Hoje é um dia de muita emoção para a nossa família não somente pela formação do Eduardo, mas também porque hoje é o aniversário do pai dele, que faleceu no começo deste ano. É um momento emblemático para todos nós.”
“Estou muito emocionada pela felicidade da minha filha. Ela escolheu essa profissão para ela e o que toda mãe quer é ver os filhos felizes”, disse Silvia Schultz, mãe da agente Schisley.
Melhores alunos
No evento também foram homenageados os alunos que obtiveram as três maiores notas no curso de formação da Guarda Municipal de Cariacica. Em primeiro lugar, o agente George Bernardo Correia, com nota 9,95; em segundo lugar, a agente Karollini Guedes Thebaldi, com 9,93; e, em terceiro lugar, com nota 9,90, o agente Eduardo Serrão Dalapícula.
Em seu juramento, os agentes reforçaram o compromisso de cuidar da segurança do município de Cariacica.
“Ao ingressar na Guarda Municipal de Cariacica, prometo regular minha conduta pelos preceitos da hierarquia e disciplina, cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a que estiver subordinado, respeitar os superiores hierárquicos, tratar com afeição os irmãos de profissão, e com bondade os subordinados. Dedicar-me inteiramente ao serviço da segurança pública, e da paz social, observando as competências da guarda cuja honra, moral, ética, integridade e instituições, defenderei com o sacrifício da própria vida.”