O governador Renato Casagrande (PSB) autorizou, na manhã desta quinta-feira (23/12), o aumento de 50% no número de vagas para o próximo concurso para soldados combatentes do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo. O anúncio feito pelo próprio Casagrande, durante solenidade de comemoração pelos 109 anos da Corpo de Bombeiros e da formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS).
O concurso previa, inicialmente, a abertura de 80 vagas. Agora, serão mais 40 vagas, chegando a 120 no total. De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre dos Santos Cerqueira, o edital para o Curso de Formação de Soldados Combatentes deverá ser lançado logo no início de 2022.
O governador disse que a decisão para aumentar o número de vagas foi tomada na tarde de quarta-feira (22/12), depois de uma reunião entre ele, o comandante Cerqueira e os secretários de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, e da Economia e Planejamento, Álvaro Duboc.
No aniversário do Corpo de Bombeiros, o comandante Cerqueira anunciou que a corporação adquiriu 15 caminhões de combate a incêndio, do tipo ABTS (Auto Bomba Tanque de Salvamento), fabricados na Espanha. Ao custo de R$ 40 milhões, os caminhões em breve serão embarcados e trazidos para o Espírito Santo de navio. Deverão estar desembarcando no Porto de Vitória em janeiro do próximo ano.
“O governador Renato Casagrande vem realizando investimentos vultosos no Corpo de Bombeiros. Nesses três anos de gestão, a corporação já adquiriu 220 novas viaturas. Para se ter ideia da importância que a atual gestão dá ao sistema de defesa civil do Estado, entre 2015 e 2018 o Governo estadual havia adquirido apenas 21 viaturas para nossa corporação”, pontuou o coronel CB Cerqueira.
No dia 26 de novembro deste ano, o governador Renato Casagrande já havia anunciado também o aumento de mais 440 vagas no concurso público para soldados da Polícia Militar. O concurso, anunciado em agosto, previa inicialmente o preenchimento de 671 postos disponíveis na corporação. Agora serão 1.111 vagas, sendo 1.000 delas para soldados combatentes. Anteriormente, o número de vagas para soldados era de 560.
O próximo concurso da PMES também prevê 30 vagas para soldados auxiliares de saúde; 22 para soldados músicos; 20 para oficiais médicos; 20 para oficiais dentistas; dez para oficiais enfermeiros; cinco para oficiais farmacêuticos/bioquímicos; duas para oficiais médicos veterinários e duas para oficiais músicos.
Já no dia 20 de outubro, Renato Casagrande anunciou a convocação de mais 117 candidatos aprovados e que ficaram excedentes no último concurso da Polícia Civil. A autorização atende a um pedido do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Espírito Santo (Sindipol/ES). Serão mais 80 investigadores, 27 peritos criminais e 10 médicos-legistas, totalizando 117 policiais.
Momentos antes da anunciar a segunda chamada, o governador assinou decreto de nomeação de outros 401 novos policiais civis, na solenidade de formatura realizada no Clube Álvares Cabral, em Vitória. Ao todo, já são 85 novos escrivães, 147 investigadores, cinco psicólogos, além de 77 peritos criminais, 53 auxiliares de perícia médica legal, 29 médicos legistas e cinco assistentes sociais, que passaram a reforçar o efetivo da instituição.
Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos
O evento desta quinta-feira também marcou a formatura do Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos, com 25 formandos, que agora estão aptos para promoção a subtenente. O objetivo do curso foi capacitar o 1º Sargento para o exercício das funções inerentes a graduação de Subtenente e ao Quadro de Oficiais da Administração do CBMES, por meio do aprimoramento e atualização de conhecimentos nas áreas de administração, procedimentos em operações bombeiro militar, gerenciamento de ações de defesa civil, com ênfase no cotidiano e práticas reflexivas sistematizadas no processo de integração de gestão em segurança pública.
Na solenidade, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Alexandre Cerqueira, parabenizou a corporação e seus membros: “Hoje é um dia de festa de aniversário de uma das instituições mais importantes da história Espírito Santo. E ela é importante, porque temos militares dedicados, que representam com maestria a Corporação. E cada ano que passa vamos crescendo mais, com os investimentos feitos pelo governador Renato Casagrande, que demonstram a importância que o Governo dá à nossa instituição”, afirmou.
O governador Renato Casagrande destacou o trabalho de reestruturação e reorganização das forças de segurança: “Tenho certeza que tendo continuidade na área da segurança pública, conseguiremos nosso objetivo que é colocar o Espírito Santo entre os cinco Estados menos violentos. Estamos realizando inúmeros investimentos em infraestrutura, equipamentos, ampliando frota, e vamos aumentar de 80 para 120 vagas para soldado no próximo concurso. Com mais efetivo teremos uma atenção ainda maior aos capixabas.”
Durante o evento, foram concedidas condecorações, como os prêmios Machadinha de Fogo e Amigo do Bombeiro. Militares da Corporação também foram agraciados com Medalha do Mérito do Desenvolvimento Operacional, em reconhecimento aos avanços propiciados à Corporação.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, lembrou o trabalho desenvolvido pelo CBMES durante a pandemia. “Temos que parabenizar o Corpo de Bombeiros pelas atividades que foram desenvolvidas nos últimos anos, principalmente, as relativas à pandemia. O comandante Cerqueira foi fundamental e assessorou pessoalmente nosso governador Renato Casagrande nessa batalha. Nenhum governante gostaria de ter que passar por isso, mas houve coragem para se tomar decisões no Espírito Santo. A instituição Corpo de Bombeiros é incrível, só temos que parabenizar esses valorosos militares que fazem parte da Corporação, que hoje completa 109 anos de uma história honrosa”, disse.