Quase 4 mil advogados ajudaram a eleger a lista sêxtupla do quinto constitucional da Advocacia capixaba que começará a ser analisada pelo Pleno do Tribunal de Justiça para ocupar uma vaga de desembargador. Pela primeira vez, os advogados e advogadas, por meio de consulta direta, puderam escolher a lista, em eleição que aconteceu na segunda-feira (13/12).
Após a apuração de todas as urnas, o presidente da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional, Alessandro Rostagno, proclamou o resultado ao lado do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES), José Carlos Rizk Filho, através de um vídeo ao vivo pelo Instagram da instituição.
Foram 22.608 votos válidos, 109 nulos, o que representa 3.877 votantes.
Confira aqui os nomes da lista sêxtupla:
1º Elisa Galante (2.885 votos)
2º Vinicius Pinheiro de Sant’Anna (2.226 votos)
3º Anderson Pedra (2.213 votos)
4º Alexandre Puppim (2.073 votos)
5º Raphael Câmara (2.047 votos)
6º Samir Nemer (1.856 votos)
A lista segue com:
7º Luciano Olimpio (1.792 votos)
8º Rodrigo Júdice (1.785 votos)
9º Américo Mignone (1.782 votos)
10º Erfen Ribeiro (1.438 votos)
11º João Batista Dallapiccola Sampaio (1.361 votos)
12º Ricardo Macedo Peçanha (1.150 votos)
A eleição aconteceu durante todo o dia de segunda-feira (13/12) em Vitória e nas 19 Subseções da OAB-ES em todo o Estado. Após o pleito, a vice-presidente da Ordem, Anabela Galvão, disse estar muito emocionada. “A nossa querida Elisa Galante conseguiu esses muitos votos. Ela é uma guerreira que andou esse Estado todo e, agora, se consagrou, ficando em primeiro lugar na lista. É uma vitória muito importante e estamos na torcida daqui para a frente por ela”, declarou.
Já o presidente Rizk Filho parabenizou os 35 advogados e advogadas que se colocaram à disposição para representar a Ordem na lista sêxtupla do Quinto Constitucional:
“Parabenizo a doutora Elisa Galante que de forma destacada ficou em primeiro lugar e está aqui, presente, num gesto de humildade acompanhando o resultado. Muito obrigado e parabéns. Agradeço, também, aos 4 mil advogados e advogadas que estiveram em todo o Estado do Espírito Santo votando e exercendo esse direito democrático de uma vaga que não nos foi dada, foi exigida ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Gostaria de agradecer, ainda, a todos os funcionários voluntários que estão aqui. Ganhou a democracia e a Ordem fez o trabalho dela de forma transparente, entregando esse resultado que vai ser encaminhado nesta quinta-feira (16/12) na posse do presidente Fábio Cleim. E vamos todos juntos esperar o resultado final. Parabéns a todos e todas”, ressaltou.
O presidente da Comissão Eleitoral do Quinto Constitucional, Alessandro Rostagno, também fez uma fala: “Escolhemos seis nomes que serão, unidos, a representação de nossa voz e a esperança em dias melhores de justiça social e defesa dos primados da cidadania e dos direitos e garantias de nossa profissão. Viva a Advocacia! Viva o Quinto Constitucional!”.
Certame de Escolha
Em uma conquista histórica da OAB-ES, no Dia da Advocacia (11/08), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou que Tribunal de Justiça deflagrasse o procedimento de preenchimento da vaga destinada ao Quinto Constitucional da OAB-ES. Posteriormente, o Conselho Seccional da OAB-ES, por meio de uma Reunião Extraordinária realizada no dia 23 de agosto deste ano, aprovou, por unanimidade, a Resolução nº 21, que disciplinou o processo de escolha da lista sêxtupla para preenchimento das vagas nos tribunais destinados aos advogados e advogadas.
A OAB/ES constituiu a Comissão Eleitoral do Processo de Inscrição da Lista Sêxtupla, para o preenchimento da vaga do Quinto Constitucional do TJES, por meio da portaria nº 409. Em seguida, publicou um Edital de Inscrição dos candidatos com as normas disciplinadoras do processo eleitoral, respeitando os termos da presente Resolução.
Neste mês, em dezembro, durante uma Sessão Extraordinária, conselheiros e membros honorários vitalícios com direito a voto, votaram de forma aberta e obrigatoriamente em 12 nomes, de 35. Foram incluídos na lista os candidatos que obtiverem maioria simples de votos dos presentes na sessão.
Desse total, seis foram escolhidos e, hoje (13/12), por meio desta consulta direta aos advogados e advogadas inscritos na Ordem e com a anuidade em dia, o resultado foi proclamado pela Comissão Eleitoral e a lista sêxtupla será homologada pelo Conselho Seccional. Agora, a lista sêxtupla será enviada pela OAB-ES ao TJES, que reduzirá a lista para três nomes e encaminhará para o governador Renato Casagrande, que fará a escolha final do novo desembargador.