Ao se dirigir aos novos 352 sargentos da Polícia Militar, em solenidade na noite de sexta-feira (10/12), no Ginásio da UniSales, no bairro Forte São João, em Vitória, o governador Renato Casagrande (PSB) disse que considera naturais as cobranças feitas por servidores públicos em busca cada vez mais de melhores salários. No entanto, lembrou que as Polícias Militares Estaduais têm como ponto forte o respeito à hierarquia e à disciplina e assegurou confiar plenamente na responsabilidade do Alto Comando da PMES, de seus oficiais e praças.
A mensagem do governador foi dada uma semana depois que 15 dos 20 coronéis do Alto Comando se manifestaram, por meio de um documento oficial, em papel timbrado da PMES, contra o Comando Geral e o Governo do Estado, reivindicando reajuste de salários, reclamando do abate teto dos oficiais com a remuneração salarial do Governador do Estado, protestando contra a “falta de diálogo” e alertando sobre possível novo motim dos militares estaduais, como o ocorrido em fevereiro de 2017:
“Estamos caminhando para fecharmos o ano de 2021 e todo o período de gestão com o menor número de homicídios da história desse Estado. Muito obrigado a todos vocês que estão na linha de frente. A Polícia Militar se caracteriza pela hierarquia, disciplina e responsabilidade na função que exerce. Quem opta pela carreira militar, sabe que terá uma vida diferente de um servidor civil. Eu confio 100% na responsabilidade da nossa Polícia Militar, na responsabilidade dos praças, dos oficiais e do Alto Comando”, afirmou Casagrande.
Ele, que foi bastante aplaudido por oficiais e familiares dos sargentos que se formaram, ainda ressaltou: “Encaro com naturalidade as cobranças, mas digo a todos para se alegrarem com as conquistas que estamos tendo dia a dia. Nosso Governo tem produzido resultados. Ninguém cobra de quem não faz. Nosso Governo produz, realiza e atende as entidades e os policiais. Não se retrocede na área da segurança pública. Eu comando pessoalmente a segurança pública, comando o programa Estado Presente. Se tivermos continuidade na segurança pública, estaremos entre os cinco estados menos violentos do País.”
A solenidade foi relativa à Formatura do Curso de Habilitação de Sargentos da Polícia Militar do Espírito Santo (CHS 2021). Ao todo, 352 militares realizaram o curso, que teve início no dia 19 de julho deste ano, com 810 horas/aula, e começou na modalidade Educação a Distância (EaD), sendo finalizado já de forma presencial no Centro Universitário Faesa, localizado no bairro Jardim América, em Cariacica.
Com a conclusão do curso, que apresentou uma grade curricular de 34 disciplinas – entre elas Liderança e Gestão de Pessoas, Direito Militar, Gerenciamento de Crises, Uso Progressivo de Força e Planejamento Operacional –, os novos sargentos representam agora um elo estabelecido entre o comando e a tropa.
O sargento tem como papel ser a figura intermediária responsável por disciplinar, orientar e auxiliar a execução das atividades operacionais e administrativas a partir das diretrizes estabelecidas nos graus hierárquicos superiores. Assim, a nova graduação torna o militar um líder, coordenador e exemplo de conduta a ser seguido pela tropa.
O comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, destacou a importância dos sargentos para a corporação: “Ao atingir a graduação de sargento, o militar passa a auxiliar as atividades do oficial e supervisionar, zelando pelo cumprimento das ordens. Fico muito feliz por hoje firmar 352 sargentos que irão melhorar a prestação de serviços para a sociedade capixaba. Muitos obstáculos foram superados para a realização desse curso, como a pandemia da Covid/19. Foram adotados todos os protocolos, com apoio do nosso governador Renato Casagrande, e hoje estamos entregando essa formatura à sociedade”, declarou.
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, ressaltou que a promoção é um salto importante na carreira do militar, que passa a ser ainda mais graduado e a exercer um papel de líder dentro das companhias e batalhões.
“Continuamos as entregas e desde o início do Governo as promoções de praças e oficiais foram retomadas. Já promovemos capitão a major, major a tenente-coronel e tenente-coronel a coronel. Formamos novos soldados e agora os cabos estão se tornando sargentos. Isso é o reconhecimento ao bom policial, aquele que quer crescer na Corporação e almeja um futuro melhor. Continuaremos nesse processo de estruturação e valorização da segurança pública do Espírito Santo, conforme prometeu o governador Renato Casagrande”, disse Ramalho.