O senador Marcos do Val (Podemos), estreante na política e a grande surpresa das eleições de 2018, foi premiado como o melhor parlamentar capixaba e segundo melhor do País pelo “Ranking dos Políticos”. A avaliação é realizada entre os 594 parlamentares – senadores e deputados federais – do Congresso Nacional.
“Essa é uma conquista que é de todos os capixabas, um reconhecimento que surge como um estímulo para seguirmos em frente. Agradeço pela confiança do povo de meu Estado e divido essa alegria com minha família e equipe. Seguimos sempre focados em fazer o melhor pelo Brasil e pelo Espírito Santo”, afirma Do Val.
O Ranking dos Políticos é uma iniciativa da sociedade civil que avalia senadores e deputados federais em exercício, classificando-os do melhor para o pior, de acordo com os critérios estabelecidos: combate aos privilégios, desperdício e corrupção no poder público. A apuração leva em consideração os dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso.
Marcos Do Val foi eleito senador da República no pleito de 2018, ao obter 863.359 votos (24,08% dos votos válidos). Na mesma eleição, foi eleito também pelo Espírito Santo o delegado de Polícia Fabiano Contarato (Rede), 1.117.036 votos, o que equivale a 31,15% dos votos válidos. Eles derrubaram dois favoritos naquela eleição: Ricardo Ferraço e Magno Malta, que eram senadores à época e buscavam a reeleição.
Do Val transita pela política como ninguém, é habilidoso e tem entrada em todos os ministérios, além de grande reconhecimento de seus pares. Eduardo Girão (Podemos-CE), eleito o melhor parlamentar do País pelo Ranking, destaca a importância da premiação. Marcos do Val foi escolhido pelo ex-juiz federal e ex-ministro da Justiça e da Segurança Pública, Sergio Moro, para ser o coordenador da campanha a Presidente da República que Moro deverá disputar em 2022.
“A ONG não é qualquer instituição que homenageia congressistas. Tem uma história construída em 10 anos de enorme respeito e repercussão na sociedade pelo seu trabalho sério e criterioso. Trata-se de uma plataforma que mobiliza cidadãos com informações objetivas, formação política e avaliações sobre o trabalho e desempenho dos parlamentares do País, baseando-se em dados transparentes do Congresso Nacional e outras fontes públicas”, concluiu Girão.