Sessão solene realizada na manhã de terça-feira (07/12), na Assembleia Legislativa (Ales), homenageou peritos criminais da Polícia Civil. O Dia Estadual do Perito é comemorado em 4 de dezembro (Lei 11.212/2020). Proponente da sessão, a deputada estadual Janete de Sá (PMN) lembrou que tem levado os pleitos dos profissionais ao conhecimento do Governo do Estado.
O superintendente da Polícia Técnico-Científica, Renato Koscky Jr., primeiro perito a ocupar o cargo, disse que “nos últimos três anos e meio, recebemos mais investimentos do que nos 109 anos de existência”. São investimentos feitos pelo governador Renato Casagrande (PSB), por meio do Programa Estado Persente em Defesa da Vida, que estão proporcionando ao setor uma maior modernização. Desde que assumiu o governo do Estado, em janeiro de 2019, Casagrande já investiu cerca de R$ 40 milhões na Perícia Criminal capixaba.
Para 2022, a Perícia Criminal capixaba vai contar com dois microcomparadores balísticos: um será cedido pelo Governo Federal e outro vai ser comprado pelo Governo do Estado. Também para o próximo ano a Perícia Criminal vai implantar uma nova Identidade Civil e Criminal, que vai ser fundamental, segundo Renato Koscky, para abastecer a base de dados de Inteligência para identificar pessoas suspeitas de crime e, ao mesmo tempo, prestar serviços para a sociedade com a expedição da Carteira de Identidade e o trabalho de investigação.
Em 1912, segundo afirmou, foi feito o primeiro registro da atuação dos peritos em solo capixaba a partir da criação do Gabinete Médico Legal e Gabinete de Registro Civil.
Atuando há 29 anos na profissão, Koscky ressaltou a dedicação da categoria. “Perícia não se faz apenas passando no concurso, se faz passando no concurso e estudando o tempo todo para melhorar o tempo todo. Porque nós temos de estar, pelos menos, à altura daqueles que primam pelo crime. Nós devemos estar à frente, com investimentos robustos”, considerou.
Janete de Sá comentou sobre a construção anunciada do Centro Integrado de Perícia Técnico-Científica, em terreno cedido pela Prefeitura de Cariacica, o que contribuirá para a autonomia da classe e a modernização dos trabalhos. Apesar de todas as dificuldades, ela reconheceu o empenho dos profissionais para a elucidação de casos emblemáticos no Espírito Santo, como o assassinato dos irmãos Kauã e Joaquim, ocorrido em Linhares, em 2018.
“Vocês auxiliam a autoridade policial a excluir ou incluir suspeitos na elucidação de crimes e o trabalho de vocês produz provas robustas respeitando o rigor da metodologia científica e, por isso, cada vez mais a Justiça se pauta na prova material. Sem perícia, nós podemos assegurar que não há justiça”, reconheceu Janete de Sá.
“A perícia é a justiça do local do crime”, avaliou o presidente do Sindicato dos Peritos Oficiais do ES (Sindiperitos), Antônio Tadeu Nicoletti Pereira.
As cobranças por melhorias também foram reforçadas pelos peritos Carlos Augusto Chamoun e Olivia do Rosário Soares – esse último detalhou a importância do trabalho na garantia da justiça. A deputada Janete de Sá adiantou que estuda criar uma comenda própria para render homenagens à categoria, mas ainda espera definição sobre quem vai ser o patrono.
Também compuseram a mesa da sessão a perita aposentada Josidéia Barreto Mendonça; o chefe do Departamento de Laboratórios, Fabrício Pelição; o chefe do Departamento Médico Legal (DML), Wanderson Lugão; o chefe do Departamento de Identificação, Jenildo Gusmão; e o chefe do Departamento de Criminalística, Tommy Favoreto Romanello.
Lista de homenageados com certificado
Anelise Tavares de Albuquerque Munaldi
Bianca Bortolini Merlo
Bruno Pimentel Dias
Carlos Augusto Chamoun
Daniela Mendes Louzada De Paula
Eliza Comarella Pagotto
Enzo Acha Mazzini
Fabianne de Paiva Cardoso
Fabrício Souza Pelição
Fernando Colnago Gonçalves
Flávia Dantas Loss Honorato
Francisco Mutz Ratzke
Jenildo Barcellos Gusmão
Jorge Luiz dos Santos Valentim
José Fabiano de Sena Netto
Josidéia Barreto Mendonça
Leylane Segatto Moreira
Luciano Azeredo Rosemberg
Luzinete Reblin Portela Paixão
Mariana Dadalto Peres
Mario Sergio Lazaroni Valli
Natália Leal Rabello Piol
Nathalia Dalvi Morotti
Olivia do Rosário Soares
Onézio José da Penha Barbosa Junior
Paula Neves da Silva
Renato Koscky Jr.
Rondinelly Ribeiro do Nascimento
Tainá Vettorazzi Vargas
Tommy Favoreto Romanello
Victor Santos Stange
Vinicius Medici de Oliveira
Wanderson de Souza Lugão
(Com informações também do Portal da Ales)