O ministro da Educação, Milton Ribeiro, assinou na manhã desta quarta-feira (11/12), em Brasília, portaria autorizando o funcionamento do Campus do Instituto Federal Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) em Presidente Kennedy, município localizado no Sul do Espírito Santo. A cerimônia, na sede do Ministério da Educação, teve a presença do prefeito de Presidente Kennedy, Dorlei Fontão, e outras autoridades políticas capixabas. Na ocasião, o ministro elogiou a gestão de Dorlei em prol da educação no município.
A permissão para o início das obras do Ifes deverá ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (02/11). Para Dorlei, esta é a maior conquista do seu governo até hoje: “A implantação deste Instituto Federal é um marco no nosso governo e na nossa cidade. Além de beneficiar nossos munícipes, o Ifes atenderá toda Região Sul do Estado e isso é motivo de muita satisfação para nós. O Ifes vai ser um marco para o resto da vida e para a história do nosso município. Hoje temos dinheiro nos cofres públicos para investir na melhoria da vida do povo de Presidente Kennedy”, afirmou o prefeito.
O ministro Milton Ribeiro reforçou a grandeza da iniciativa dos capixabas para a construção do campus do Ifes. “É um negócio de outro mundo o que Presidente Kennedy está fazendo pela educação. O esforço dos parlamentares capixabas e do prefeito Dorlei resulta neste campus do Ifes que será um legado, um marco para o futuro da educação regional”, declarou.
Presente na solenidade, a senadora Rose de Freitas reafirmou seu compromisso com o avanço da educação no Espírito Santo. “Se me derem um projeto dessa natureza, eu darei sempre o máximo empenho”, afirmou a senadora, que levou o ministro a a Presidente Kennedy no dia 19 de agosto para o lançamento da pedra fundamental do centro educacional.
Ela ressaltou ainda que a autorização só foi possível pela união de esforços e boa gestão do prefeito Dorlei Fontão. “É o exército de boa vontade e da boa-fé que faz as coisas acontecerem. É a boa gestão política”, avaliou.
O reitor do Ifes no Espírito Santo, Jadir Pela, se mostrou satisfeito com a agilidade para iniciar o funcionamento da unidade. “Em primeiro lugar nosso agradecimento e reconhecimento pelo empenho da senadora Rose de Freitas e do Ministério da Educação. Em dois meses nós apresentamos o projeto para a licitação. Foi um avanço fundamental para uma região que necessita do ensino técnico de qualidade que nós iremos oferecer”.
Porto Central
O Porto Central, em Presidente Kennedy, foi um dos fatores fundamentais para a criação de uma nova unidade do Ifes. Lançada em agosto deste ano, a pedra fundamental deu segmento as tratativas sobre a implantação do Ifes do município. O novo campus é uma demanda da comunidade e prioridade do atual governo de Dorlei Fontão, que será responsável pela viabilização da obra.
A construção deve durar dois anos e, depois de pronto, o Instituto vai atender cerca de 1.200 alunos simultaneamente. Enquanto isso, o Ifes Presidente Kennedy vai funcionar provisoriamente na Escola Municipal de Educação Infantil e de Ensino Fundamental Barra do Marobá. As aulas serão iniciadas com cursos de qualificação profissional, a partir de 2022, de acordo com a demanda da região. Todo o corpo docente, funcionários, despesas de custeio e manutenção serão atribuídos ao Ministério da Educação (MEC).