A EDP Espírito Santo – concessionária de energia elétrica – já realizou a retirada dos 11 postes que estavam na Rodovia São Paulo (ES162), que liga a Sede de Presidente Kennedy à comunidade do Cabral, na divisa com Itapemirim, no Sul do Estado. Os postes estavam no meio da pista e foram instalados em outros locais da rodovia, cujas obras de melhorias seguem em fase de finalização.
A Prefeitura de Presidente Kennedy Itapemirim não teve nenhuma despesa extra com a realocação dos 11 postes, pois os custos já estavam dentro do contrato e a obra segue e andamento para ser entregue e inaugurada.
Também foram alvo de questionamentos os postes que estão na estrada que liga a Sede de Presidente Kennedy à comunidade de São Salvador. De acordo com o prefeito Dorlei Fontão, há quatro processos de realocação, dos quais três já foram pagos e a Prefeitura aguarda a EDP fazer a retirada.
O último processo foi feito mediante protocolo encaminhado a empresa concessionária no dia 24 de março de 2021. O pedido inicial era que fossem realocados os 10 postes da entrada da cidade. Entretanto, após estudos, optou-se por fazer um canteiro no meio da pista e manter os postes no local, sendo necessária a realocação de apenas dois. O contrato para a realocação destes dois postes e a troca da rede elétrica foi recebido no dia 4 deste mês pela Prefeitura, no valor de R$ 66.563,70.
Há ainda outros postes que aguardam realocação em outras comunidades e o Município espera que a EDP encaminhe orçamento provisório. Ao todo, são 47 postes de responsabilidade da EDP/ES que estavam instalados na região e que se encontravam em situação de provocar graves acidentes. Desde janeiro de 2020, a Prefeitura já havia comunicada à EDP a necessidade da transferência dos postes para outros locais.